Notícias

Pela primeira vez, sonda da NASA capta som de vento em Marte

Compartilhe:     |  10 de dezembro de 2018

Após pousar em território marciano no último dia 26 de novembro, a sonda InSight já iniciou seu trabalho para a coleta de dado sobre o interior do planeta. Além dessas informações, o equipamento enviado pela NASA também captou de maneira inédita o som dos ventos do Planeta Vermelho: o áudio foi divulgado para o público pela agência espacial norte-americana.

De acordo com os astrônomos, a gravação foi realizada no dia 1º de dezembro (sábado) a partir de vibrações que atingiram os painéis solares da InSight. Ao calcular sua intensidade, os pesquisadores da NASA afirmaram que os ventos chegaram a uma velocidade estimada entre 16 a 24 km/h. “Capturar esse áudio foi algo que não estávamos planejando”, revelou em comunicado Bruce Banerdt, um dos chefes da missão que investiga as características do interior do planeta. “Mas um dos pontos que nossa missão se dedica é justamente medir o movimento em Marte, e naturalmente isso inclui o movimento causado pelas ondas sonoras ”.

A InSight aterrissou em uma planície chamada Elysium Planitia após percorrer 480 milhões de quilômetros. Dentre todas as missões enviadas ao planeta, a sonda é a primeira destinada ao estudo do interior marciano. Ao contrário dos rovers que já estão explorando o local (Curiosity e Opportunity), o InSight foi projetado para permanecer em um ponto fixo do planeta. Assim, os cientistas esperam captar mais informações sobre a constituição geológica de Marte, como o tamanho e a composição de seu núcleo e o passado mais remoto do planeta, informações que, até hoje, são desconhecidos.

Os pesquisadores estimam que os instrumentos de pesquisa da InSight funcionem por pelo menos um ano marciano, o equivalente a cerca de dois anos terrestres. O projeto custou US$ 993 milhões e também chamou a atenção por carregar um chip com dados de 2,4 milhões de pessoas que se inscreveram no site da Nasa para ter suas informações levadas ao espaço. Entre os nomes e endereços selecionados, estão os de alguns brasileiros.



Fonte: Galileu



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais