Espécies em Extinção

Pelo menos 90 espécies de aves correm risco na Ásia

Compartilhe:     |  20 de outubro de 2018

Pesquisadores apontam que exploração e perda do habitat colocam em risco mais de 90 entre 308 espécies de aves estudas no sudoeste da Ásia

Pesquisa recente publicada no jornal Nature revela que o impacto do desflorestamento combinado com a caça no sudoeste da Ásia foi subestimado por conservacionistas. Espécies de aves locais podem ser extintas até o fim do século XIX.

O grupo formado por cientistas da Universidade Nacional de Cingapura e Universidade de Sheffield (Reino Unido) observou 308 espécies de pássaros na região. Destas, 90 podem desaparecer mais rápido o que o previsto.

Os pesquisadores alertam que o risco passa despercebido quando a perda de aves por desmatamento e a perda pela caça são medidas separadamente. As ações combinadas mostram “perda populacional média muito maior”. Assim, os esforços para conservar os pássaros na região estariam atrasados.

Entre de 2000 e 2015, quase nove em cada 10 das aves estudadas sofreram uma perda média de 16% de seus habitats. Enquanto isso, 77 espécies vulneráveis à caça e ao comércio tiveram um declínio populacional médio de 37%.

O grupo de pesquisadores pede uma intervenção política forte e urgente para conter o desmatamento e inibir o comércio de pássaros.



Fonte: ANDA - Marina Xisto



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais