Notícias

Pequenas mudanças em casa que vão ajudar o meio ambiente

Compartilhe:     |  23 de julho de 2020

“A razão pela qual estamos todos aqui é por causa da Mãe Natureza, ela torna a vida possível. Ela é nossa melhor professora e está sempre nos mostrando o caminho. Só precisamos observar”, diz o trecho de um texto publicado pela supermodel Gisele Bünchen em suas redes sociais no Dia do Meio Ambiente.

A modelo é criadora do Projeto Água Limpa com o objetivo de preservar e melhorar a qualidade água em Horizontina (RS), sua cidade natal, recuperando rios e nascentes.

As vozes de nomes como Gisele são de fundamental importância para promover sensibilização sobre as questões ambientais e inspirar hábitos sustentáveis. Mas na prática, todos podem contribuir com pequenas mudanças no dia a dia, que irão promover um grande impacto a favor do meio ambiente.

O Brasil é o 4º país que mais gera lixo plástico no mundo. De acordo com dados de um relatório feito pelo WWF (Fundo Mundial para a Natureza) chamado “Solucionar a Poluição Plástica – Transparência e Responsabilização“, o Brasil produz 11,3 milhões de toneladas de lixo plástico e apenas 1,28% deste total é reciclado. O brasileiro produz, em média, 1 quilo de lixo plástico semanalmente, segundo o relatório.

Apesar destes números desanimadores, há uma esperança. “A geração Z tem uma visão que prioriza a proteção ao Meio Ambiente”, pontua a consultora em sustentabilidade do guiadebemestar.com.br, Vanessa Santos. Segundo ela, pesquisas mostram que nascidos depois dos anos 2000 tendem a buscar o consumo com propósito, acreditando que as empresas devem agir para causar impacto positivo no meio ambiente.

Confira algumas mudanças que você pode fazer em casa para ajudar o meio ambiente:

Evite os descartáveis

Sempre que possível, evite utilizar copos e talheres descartáveis. Você pode adotar um copo de vidro, caneca ou squeezes no dia a dia. Já os talheres, além da versão clássica de metal, existem no mercado opções de bambu, por exemplo.

Os canudos de metal são reutilizáveis e também existe a opção dos biodegradáveis. Preparado você pode recusar os de plástico ofertados nos estabelecimentos. Já as sacolas plásticas devem ser substituídas por ecobags.

Consuma menos carne

O Greenpeace recomenda a redução do consumo de carne em 50% até 2050. Isso porque, segundo a ONG, “em nome do aumento da produção de soja e gado – grande parte destinados à exportação – grandes empresas desmatam, escravizam, contaminam o solo e a água, consumindo boa parte dos recursos hídricos”.

Recicle o lixo

Sempre vale relembrar uma das formas mais eficientes de contribuir com o meio ambiente na rotina é reciclando o lixo corretamente. Eles devem ser separados em: papel, plástico, vidro e metal. Já os lixos orgânicos podem ser utilizados para compostagem.

Saiba o que você consome

Optar por consumir produtos de marcas conscientes e preocupadas com as questões ambientais é outra boa forma de contribuir com o meio ambiente. Esta também é uma maneira de estimular outras marcas a adotarem uma cadeia de produção sustentável.



Fonte: Greenme - Daia Florios



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Uma casa ambientada para você e seu pet

Leia Mais