Notícias

Percevejos, pulgas e ácaros: saiba como identificar e combater infestações nos colchões e lençóis

Compartilhe:     |  16 de novembro de 2019

Os percevejos de cama são encontrados em locais próximos de seu hospedeiro, o homem, o cão, o gato e até mesmo as aves. A infestação pode ocorrer em residências, hotéis, cinemas, teatros e transportes coletivos, como ônibus, trens e metrôs. Cruzeiros marítimos e aviões também podem estar infestados. O percevejo é um inseto sem asas, de corpo achatado, coloração marrom avermelhada, que costuma ficar agrupado. Ele tem hábito noturno, se alimenta de sangue e costuma se esconder na costura dos colchões, por isso são conhecidos como percevejo de cama. Quando deitamos, ele é atraído pela respiração e pela temperatura da pele. Eles também podem ser encontrados no estrado da cama, cabeceiras e sofás.

O percevejo costuma se esconder na costura dos colchões, sofás e estrados da cama.  — Foto: Reprodução/TV Globo

O percevejo costuma se esconder na costura dos colchões, sofás e estrados da cama. — Foto: Reprodução/TV Globo

A picada de percevejo coça bastante, pode provocar uma reação local com pequeno inchaço da região, calor local e vermelhidão. Algumas pessoas podem ter uma reação mais severa causada pela saliva do inseto. Quando a reação é muito intensa, é indicado o uso de antialérgicos (anti-histamínicos) e pomada com corticoide no local da coceira para reduzir a inflamação.

PULGA
A pulga costuma procurar ambientes com poeira e também pode estar em lugares onde há grande circulação de pessoas, como ônibus, cinema e teatro. Elas se instalam nas frestas de assoalhos e costuras de carpetes e tapetes. Quando há uma grande infestação, o controle das pulgas é difícil. É preciso aplicar o inseticida mais de uma vez.

Para ajudar a eliminar as pulgas, passe primeiramente o aspirador no piso, rodapés e carpetes para retirar possíveis ovos. Depois passe o inseticida, segundo a orientação do fabricante do produto. As larvas vão eclodir com a ação dos produtos e morrerão. É preciso repetir a aplicação duas ou três vezes.

Veja algumas dicas para eliminar as pulgas:

  • Evite ficar no ambiente porque onde há uma pulga, há várias;
  • Chame uma empresa especializada em eliminação de insetos;
  • Se foi picado por pulga, lave a roupa com sabão (pode ser fria ou quente);
  • Se o animal estiver com pulga, leve-o ao veterinário.

A picada de pulga deixa uma bolinha vermelha no local da picada e coça. Também pode causar uma reação mais intensa, assim como a picada de percevejo (estrófulo).

ÁCARO
Os ácaros gostam de ambientes secos ou úmidos e para eliminá-los é necessário aspirar o ambiente e tirar o pó dos móveis. Os ácaros estão presentes na poeira e em ambientes com bolor. É preciso lavar bem as roupas de cama e não sacudir o lençol para o ácaro não se espalhar no ambiente.

Use aspirador de pó para eliminar poeira e evitar a presença de ácaros. — Foto: Divulgação

Use aspirador de pó para eliminar poeira e evitar a presença de ácaros. — Foto: Divulgação



Fonte: Bem Estar



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Considere aspectos individuais antes de sacramentar vínculo com animal de estimação

Leia Mais