Notícias

Perna amputada de flamingo é substituída por prótese em São Paulo

Compartilhe:     |  17 de junho de 2015

A tecnologia ajudou a salvar a vida de um flamingo no zoológico de Sorocaba, no interior de São Paulo. A ave fraturou uma das pernas, que precisou ser amputada e susbtituída por uma prótese, um procedimento inédito para a espécie no Brasil.

O flamingo ainda está mancando um pouco, mas é no ritmo lento que a ave chilena vai se adaptando à prótese. Parte da perna esquerda foi fraturada e precisou ser amputada por causa de uma infecção que poderia levar o bicho à morte.

Mas o final dessa história foi bem diferente. A doação de uma prótese, feita sob medida por uma empresa de produtos ortopédicos de Sorocaba levou esperança para que o animal voltasse a andar.

A prótese de 18 centímetros de comprimento é bem levinha, feita de fibra de carbono e  revestida com silicone para não machucar o flamingo. Até a posição de descanso, que é levantar uma das pernas ele já consegue fazer.

O flamingo vive em grupo, e por isso a ideia não é deixar ele sozinho por muito mais tempo não, é só até se adaptar um pouco mais com a nova prótese. A expectativa é que já na próxima semana ele volte a seguir a vida normalmente.

“Devargarzinho ele está se reabilitando fisicamente ficando com a musculatura e as pernas fortes para acompanhar o grupo”, fala o veterinário André Costa.

Agora é aguardar, para que mesmo com a perna diferente o flamingo possa ser aceito pelo bando.



Fonte: Jornal Hoje



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais