Notícias

Pesquisa mostra que suco de uva ajuda a quem quer perder barriga

Compartilhe:     |  11 de agosto de 2014

A solução para combater a incômoda barriguinha agora pode estar a um gole de distância. Pesquisadores do Centro Universitário Metodista, de Porto Alegre, descobriram que o suco de uva tem a capacidade de reduzir a gordura abdominal. A ação acontece porque a fruta possui grande concentração de polifenóis, também chamados de compostos fenólicos, que aceleram o metabolismo, influindo no aumento do gasto calórico, e diminuem a absorção de gordura pelo corpo.

Uma das responsáveis pelo estudo, a biomédica Caroline Dani explica que os resultados foram obtidos após testes em ratos. Submetidos a uma dieta rica em gorduras, os animais que receberam suco de uva perderam peso diferentemente daqueles que beberam água. “Os animais apresentaram redução de gordura abdominal e nos fígados. Esse benefício pode ser estendido aos seres humanos”, garante.

Por outro lado, Caroline alerta para a necessidade de o produto consumido ser 100% de uva. “Bebidas e néctares de uva largamente oferecidos em supermercados têm de ser evitados pelo consumidor porque contêm água e açúcar em excesso, chegando a ter apenas 10% de uva na composição. É muito importante ler o rótulo e comprar apenas os produtos indicados como suco”, afirma Caroline.Além disso, ela aponta que a ingestão da bebida precisa ser acompanhada de alimentação equilibrada e exercícios físicos.

Comer diretamente a fruta também é uma opção, mas é preciso estar atento a um detalhe. “Os compostos fenólicos estão presentes principalmente nas cascas e sementes. Assim, o suco é mais indicado por não desperdiçar nenhum elemento da fruta”, aponta a pesquisadora, garantindo que todos os tipos de uva contam com altas taxas de polifenóis.

Para a perda de gordura abdominal, Caroline Dani indica o consumo diário de dois copos entre os adultos e de um para as crianças.

Fruta propicia outros benefícios

Reduzir a gordura abdominal não é o único benefício trazido pelo consumo diário de suco de uva. Uma lista extensa de ganhos, de melhora da prisão de ventre ao combate ao Mal de Alzheimer, já foram observados.
Segundo Caroline Dani, a situação se dá pela variedade de elementos presentes na fruta. “Além dos compostos fenólicos, a uva também é rica em vitamina C, fibras e minerais, o que traz todos esses benefícios”, esclarece a autora dos estudos.

Outras frutas também são indicadas para o combate à barriguinha. Laranja, limão, maçã e morango são exemplos de alimentos que contêm polifenóis. Além dos frutos, hortaliças e nozes são ricas nestes compostos.



Fonte: O Dia



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Aromaterapia para cães tem vantagens, mas exige conhecimento

Leia Mais