Notícias

Pesquisador do Ceará cria painel que reduz custo de placas de energia solar

Compartilhe:     |  16 de novembro de 2014

Um pesquisador do Ceará criou um painel que diminui muito o custo de implantação das placas de energia solar.

Luiz Carlos buscou no Sol um jeito de diminuir a despesa com a conta de luz. Conseguiu reduzir o valor, mas a casa ainda depende muito da energia elétrica fornecida pela concessionária, mesmo com cinco placas solares instaladas no telhado.

“Ela depende da posição do Sol. Quando o Sol incide realmente bem em cima dela, então a eficiência dela aumenta”, conta Luiz Carlos Gomes de Araújo, professor.

Os painéis convertem energia da luz do sol em eletricidade. Como são estáticos, têm eficiência máxima quando a luz incide diretamente sobre eles, o que dura poucas horas por dia. O funcionamento diminui com a inclinação do Sol, principalmente de manhã e no fim da tarde.

E foi justamente do Ceará, onde o Sol brilha o ano inteiro, que surgiu uma luz para resolver este problema. A inspiração veio de uma flor. A ideia é simples: imitar o girassol. O painel ganhou movimentos e foi programado para estar sempre voltado na direção do Sol. Com isso consegue captar o máximo da energia que ele fornece durante todo o dia.

A ideia pretende estimular esse aproveitamento do Sol em um país tropical como o Brasil. Hoje só 0,01% da energia produzida no país é solar. Apenas 730 mil casas, pouco mais de 1% dos domicílios brasileiros, utilizam este sistema, considerado caro pelo valor das placas.

“Um sistema de placas estáticas exige um número muito grande de placas para captar uma quantidade maior de radiação. Um painel que tem os movimentos acompanhando o sol, ele reduz, em área, seis vezes”, explica Roberto Campos, engenheiro mecânico.

A invenção surgiu em uma incubadora de empresas do centro de ensino tecnológico do estado. Está sendo patenteada para encontrar um lugar ao sol no mercado de geração de energia.



Fonte: Jornal Nacional



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais