Notícias

Pesquisadores britânicos dizem ter criado proteína que imita o sabor e a textura de gordura

Compartilhe:     |  11 de julho de 2014

Ao estudar a estrutura química das proteínas, os cientistas da Universidade Heriot-Watt e da Universidade de Edimburgo descobriram como elas se comportam quando são aquecidas ou submetidas a outros processos de fabricação de alimentos. Isto proporcionou a base para a modificação de proteínas de modo que possam ser usadas como substitutas da gordura animal.

As proteínas podem estimular o desenvolvimento de uma maior escolha de alimentos com baixo teor de gordura, ajudando os consumidores a comerem de maneira mais saudável ajudando a reduzir a obesidade.

Os cientistas da Universidade Heriot-Watt e da Universidade de Edimburgo produziram proteínas modificadas que facilmente quebram em micro-partículas e, portanto, imitam de perto o comportamento de gorduras durante a produção de alimentos.

As proteínas modificadas podem simular o comportamento de gorduras, podendo ser inclusive usadas em bolos e doces.  A pesquisa será agora levada adiante e os novos produtos com pouca gordura podem começar a chegar às lojas dentro de dois anos.



Fonte: Olhar News



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Quetzal: uma ave bela e misteriosa

Leia Mais