Notícias

Pesquisadores desenvolvem autoclave movida a energia solar

Compartilhe:     |  9 de janeiro de 2021

Aparelho poderá ser usado para esterilizar materiais médicos em países onde a eletricidade é um recurso limitado.

Uma parceria entre o MIT e o India Institute of Technology produziu uma autoclave movida a energia solar. O objetivo do equipamento é ajudar profissionais que trabalham em países pobres, onde o acesso à eletricidade é limitado, a esterilizar os seus materiais de trabalho.

Autoclaves são dispositivos usados ​​para esterilizar ferramentas médicas em hospitais, clínicas e consultórios, e requerem um fornecimento constante de vapor pressurizado a uma temperatura de cerca de 125 ºC. Isso geralmente é fornecido por caldeiras elétricas ou movidas a combustível, mas em muitas áreas rurais, especialmente nos países em desenvolvimento, a energia e o combustível podem não estar disponíveis, ou ainda custar muito caro.

Como funciona?

A autoclave movida a energia solar possui um tanque que libera água através de um conjunto de tubos. Os tubos são fixados a uma placa de cobre com um revestimento preto que absorve calor em sua superfície superior. Essa superfície também é revestida com aerogel transparente à base de sílica, que permite a passagem da luz solar. Espelhos de alumínio polido de cada lado da placa também ajudam a concentrar a luz do sol e, quando a placa esquenta, a água que passa pelos canos se transforma em vapor e chega à autoclave.

Uma versão em pequena escala do dispositivo foi testada em Mumbai e teve um desempenho muito bom, mesmo sob céu nublado. Com base nisso, determinou-se que um coletor solar medindo cerca de 2 metros quadrados seria o suficiente para alimentar uma autoclave de tamanho equivalente às usadas na maioria dos consultórios médicos.

Embora o aerogel ainda seja bastante caro para fabricar, com mais pesquisas, espera-se que o dispositivo inteiro custe cerca de 132 euros (ou seja, cerca de 820 reais). Com exceção do aerogel, a maioria dos materiais está disponível para os usuários, para que eles próprios possam construir o sistema.

Este vídeo mostra como é o funcionamento da autoclave.



Fonte: Pensamento Verde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais