Notícias

Pesquisadores registraram um aumento na vegetação no planeta entre 2003 e 2012

Compartilhe:     |  11 de Maio de 2015

Um estudo conduzido por cientistas australianos e publicado recentemente na revista Nature Climate Change trouxe uma boa notícia: a terra está ficando mais verde. Entre 2003 e 2012, nosso planeta ganhou mais vegetação, o suficiente para absorver cerca de quatro bilhões de toneladas de carbono.


Imagens de satélite ajudaram a mapear a vegetação do planeta

A constatação foi possível graças ao uso de diversos satélites e utilização de radiofrequência para mapear toda a matéria vegetal na superfície da Terra e acompanhar, mês a mês, sua evolução. Austrália e África foram as regiões em que houve maior crescimento, segundo o estudo. Também merecem destaque a recuperação espontânea de vegetação em fazendas dos antigos países soviéticos e campanhas de plantio de árvores realizadas na China.

Os pesquisadores ressaltam, porém, que a boa notícia não representa uma solução para o aquecimento global, já que as emissões de carbono na atmosfera vêm aumentando de forma constante ao longo das últimas décadas. Outro alerta é o avanço do desmatamento, registrado principalmente nas florestas tropicais da América do Sul e sudeste da Ásia.

Para conferir o estudo na íntegra, clique aqui.



Fonte: Bayer Jovens



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Holanda se torna o primeiro país sem cães abandonados – e não precisou sacrificar nenhum

Leia Mais