Espaço Animal

PETA quer banir o uso do termo “animal de estimação” por ser depreciativo para os animais

Compartilhe:     |  15 de fevereiro de 2020

A PETA lançou uma nova campanha, pedindo o fim do uso do termo “animal de estimação”. A organização de defesa dos animais sustenta que o termo é depreciativo.

Jennifer White, representante da PETA no Reino Unido, concedeu recentemente uma entrevista ao programa Good Morning Britain na qual tentou defender o raciocínio por trás da mais recente campanha da organização.

Não odiamos o termo ‘animal de estimação’. Estamos apenas a encorajar as pessoas a usarem uma palavra melhor, como “companheiro”. White explicou que grande parte das pessoas se referem a elas mesmas como “donas do animal de estimação”, o que implica que os animais são propriedade, como se se tratassem de um automóvel.

Segundo o All That’s Interesting, a representante sustenta que o facto de as pessoas se referirem aos animais com palavras que sugerem que estes seres vivos se tratam de objetos inanimados “pode refletir o nosso tratamento sobre esses mesmos animais”.

“Referir-se a um animal como ‘animal de estimação’ ou como ‘ele’ reduz um ser sensível com personalidade e emoções a um objeto inanimado – uma posse a ser usada da maneira que o ‘dono’ desejar”, ​​escreveu a presidente da PETA, Ingrid Newkirk, numa declaração para a revista People.

“Ao contrário do que muitas pessoas alegam, não estamos a proibir estas palavras, mas sim a sugerir termos mais respeitosos para nos referirmos aos animais que vivem nas nossas casas”, rematou.

Em dezembro de 2018, a organização defendeu a proibição de expressões populares, como “agarrar o touro pelos cornos” ou “matar dois coelhos de uma cajadada só”, e a alteração da letra de cantigas populares como “Atirei o pau ao gato”, que deveriam ser substituídas por expressões mais simpáticas para os animais.

Nos casos exemplificados, sustenta a PETA, deveríamos passar a agarrar a rosa pelos espinhos, a alimentar dois coelhos com uma cenoura, e a atirar o peixe ao gato.



Fonte: Zap



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Alimentação natural para cães: saiba tudo sobre o assunto

Leia Mais