Notícias

Piso em estação de metrô na França gera energia por meio de passos

Compartilhe:     |  5 de novembro de 2014

A cada passo que cada pessoa no mundo dá, energia poderia ser gerada para acender lâmpadas e carregar gadgets. Para a Pavegen, essa pode ser uma realidade em cerca de 10 anos, mas por enquanto, é só um teste. A empresa, que desenvolve essa tecnologia e já a testa até em campos de futebol no Brasil e também no Aeroporto de Londres na Inglaterra, instalou 14 peças com a tecnologia numa estação de metrô de Sait-Omer, no norte da França.

O resultado foi energia limpa suficiente para alimentar lâmpadas LED e também para carregar celulares através de duas portas USB instaladas em um banco.  O piso, feito parcialmente de borracha reciclada se curva lentamente, criando cerca de 7 watts de energia cinética a cada passo dado sobre o piso. A energia produzida é armazenada em pequenas baterias embutidas no piso e pode ser utilizada em até 3 dias.  Mesmo que um passo crie energia suficiente para manter uma lampada acesa por poucos segundos, a tecnologia tem potencial, mesmo que outras fontes de energia limpa sejam mais práticas, basta pensar em quantos passos as pessoas dão em 24 horas para entender o tamanho do potêncial da tecnologia.

Gerar energia solar ou eólica é mais prático, mas nem sempre viável em grandes centros urbanos. Embora um passo na placa a Pavegen crie energia suficiente apenas para manter uma lâmpada acesa por alguns segundos, basta pensar em quantos passos as pessoas dão por dia para entender o potencial dessa tecnologia. Já existem outras 5 mil placas geradoras da Pavegen instaladas em diversos locais, além do Aeroporto de Londres e do campo de futebol no Morro da Mineira, no Rio, como nas sedes da Pavegen e da Renaissance Works, em Londres; na estação do metrô West Ham (durante as Olimpíadas de 2012), em Londres; na Riverdale School, em Nova York; na Simon Langton School, em Kent; na St. Saviours School, no oeste de Londres; e na Rednock School, em Gloucestershire.



Fonte: Blog do Ideias - Greennation



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais