Notícias

Plástico-bolha: Embalagem gera preocupação em relação ao seu pós-uso: seria reciclável?

Compartilhe:     |  6 de março de 2021

plástico-bolha, criado em 1957 pelos engenheiros Alfred Fielding e Marc Chavannes, é um item utilizado para embalar objetos, e assim protegê-los, principalmente durante o transporte. Com uso cada vez mais empregado, esse tipo de embalagem gera preocupação em relação ao seu pós-uso: seria o plástico-bolha reciclável?

A boa notícia é que sim, o plástico-bolha pode ser reciclado, porém ele precisa ser higienizado antes de ser descartado junto com outros tipos de plásticos recicláveis comuns. Entenda:

Do que é feito

O plástico-bolha é feito de polietileno de baixa densidade, o que lhe confere uma característica desvantajosa para a reciclagem: a tendência a emaranhar, o que pode criar problemas com as máquinas de classificação em instalações de reciclagem.

Nos últimos anos, os fabricantes lançaram versões “mais ecológicas” da embalagem feita de plástico reciclado.

No entanto, como muitos consumidores permanecem inseguros sobre o que fazer com o plástico-bolha que sobra, a maior parte dele vai para aterros sanitários.

Como reciclar o plástico-bolha

Quando puder, tente encontrar outros usos para o plástico-bolha descartado antes de jogá-lo fora ou enviá-lo para reciclagem. É provável que haja pelo menos mais uma maneira de reaproveitá-lo.

Verifique com as cooperativas de reciclagem próximas a você os detalhes e especificações relevantes para a reciclagem. A maioria exige que o plástico-bolha esteja limpo e seco, por exemplo.

Maneiras de reutilizar o plástico bolha

Se o acesso às opções acima não for viável, encontre maneiras de reaproveitar o plástico-bolha antes de jogá-lo fora. Reutilizar, em vez de reciclar, é sempre uma boa primeira opção, pois o processo de reciclagem cria sua própria parcela de poluição, lixo e consumo de energia. O plástico-bolha pode ser usado durante anos.

Se você tem uma grande quantidade de plástico-bolha, fale com amigos, familiares ou vizinhos para ver se alguém precisa dele.

Talvez uma doação gratuita para uma escola local ou organização sem fins lucrativos seja um bom lugar para começar. Ou talvez uma empresa local ou proprietário de uma pequena empresa possa se beneficiar do seu plástico-bolha.

plástico-bolha de rolo funciona bem como protetor de poeira. Corte no tamanho específico necessário, cole com fita adesiva e use como cortina sobre casacos, ternos, uniformes ou vestidos.

Como um organizador de joias, seções menores do envoltório podem ser usadas para agrupar acessórios soltos ou volumosos.

Como último recurso, você pode estourar as bolhas deste tipo de plástico, o que é cientificamente comprovado benéfico para reduzir o estresse, além de ser muito satisfatório.

Evite usá-lo

Por ser um polímero, ele não é biodegradável. Sendo assim, quando se trata de enviar um item frágil ou embrulhar pertences domésticos, papel de jornal, papel kraft ou papelão são as melhores escolhas.

Sempre que possível, evite usar plástico-bolha.



Fonte: Equipe Ecycle



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinário dá dicas importantes de como cuidar de cães e gatos com a continuação do isolamento social

Leia Mais