Notícias

PNUD realiza cursos sobre eficiência energética em Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro

Compartilhe:     |  14 de fevereiro de 2017

Uma parceria entre o Ministério brasileiro do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vai capacitar gratuitamente profissionais que trabalhem na implementação de projetos de eficiência energética. Treinamentos em Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro acontecem nos próximos meses. Inscrições para alguns dos cursos vão até 19 de fevereiro.

Uma parceria entre o Ministério brasileiro do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vai capacitar gratuitamente profissionais que trabalhem na implementação de projetos de eficiência energética.

Treinamentos em Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro acontecem nos próximos meses. Inscrições para alguns dos cursos vão até 19 de fevereiro.

Fruto de cooperação entre a ONU e o governo e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Projeto Transformação de Mercado de Eficiência Energética no Brasil (Projeto 3E) oferece capacitações em Medição e Verificação (M&V) nas capitais de Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Os cursos incluem instrutores, material didático e exame de certificação. Os participantes devem se responsabilizar apenas pelos custos de logística — como transporte — durante a realização dos treinamentos.

Datas e inscrições

Em Recife, o Projeto 3E oferece a formação para Certificação Internacional de Profissional em Medição e Verificação (CMPV), com carga horária de 30h, distribuídas dos dias 21 a 24 de março.

Já em Porto Alegre, será ministrado o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com 24h de carga horária, dos dias 4 e 6 de abril.

As inscrições de ambos os cursos devem ser feitas até 19 de fevereiro, pelo e-mail [email protected].

Para mais informações, acesse aqui o edital ou visite o site do projeto clicando aqui.

Porto Alegre também receberá o curso CMVP, entre 17 e 20 de abril, e o Rio de Janeiro receberá a capacitação PEE entre 9 e 11 de maio. Prazo das inscrições vai até 12 de março. Mais informações pelo e-mail [email protected].

Segundo a agência das Nações Unidas, o treinamento PEE também será oferecido nas cidades de Salvador, Florianópolis e Recife, entre junho e julho deste ano.



Fonte: ONUBr



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais