Notícias

Políticas ambientalistas ganham força e onda verde pode ser nossa chance de guinada

Compartilhe:     |  14 de julho de 2020

Crise ambiental, negacionistas da ciência, extremismos, pandemia formam um caldo que faz a gente perder a fé em dias melhores. Haveria alguma saída política pare recriarmos um mundo edificado sobre valores mais planetários?

A Europa parece estar acordando para a gravidade dos problemas que se condensaram no início deste século e chacoalharam as nossas vidas. Mais do que perceber a seriedade da situação, os europeus começaram a entender que enfrentá-la exige que a atuação humana no planeta seja em favor do meio ambiente, e não contra ele.

Políticas Ambientalistas
Alguns países europeus passaram por eleições recentes que deram protagonismo a políticas ambientalistas.

Na França, o Partido Verde teve uma conquista histórica ao garantir assento nas prefeituras das maiores cidades, como Marselha, Bordeaux, Lyon e Estrasburgo. Em Paris, a socialista Anne Hidalgo foi reeleita prometendo acabar com o infernal congestionamento da capital criando um paraíso para ciclistas, segundo o DW. O presidente da França, Emmanuel Macron, endossou o anseio da população comprometendo-se a liberar 15 bilhões de euros para medidas de combate às mudanças climáticas.

A Irlanda também deu força aos políticos verdes. O primeiro grande governo de coalizão do país, que é um dos principais emissores de carbono da Europa, está comprometido em reduzir as emissões de carbono em 7% anualmente.

Na Alemanha, onde o Partido Verde já tem uma tradição, pesquisas indicam que a legenda ocupa o segundo lugar da preferência nacional.

Onda verde
O movimento verde está se consolidando como uma força política importante na Europa. O grande desafio para os partidos da onda verde é conciliar as questões ambientais com as políticas sociais de educação, imigração, segurança etc.

Embora os desafios sejam muitos, o planeta sai ganhando quando as questões ambientais formam parte de uma agenda política. Não se pode mais apoiar um programa político que não seja fundamentalmente comprometido com o meio ambiente e a sustentabilidade. Uma lição importante para nós, aqui no Brasil, que teremos eleições municipais este ano.



Fonte: GreenMe



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Doação de sangue em animais: como funciona e os requisitos para um animal ser doador

Leia Mais