Notícias

População do Jalapão usa plantas do cerrado em tratamentos medicinais

Compartilhe:     |  15 de maio de 2016

Logo cedo Manoel e o filho saem para trabalhar. O endereço: no meio do cerrado, no Jalapão. Eles vão longe e se embrenham na mata, em busca dos frutos da época, mas tem dia que até na beira da estrada de terra eles conseguem achar essas delícias.

E é entre as regiões protegidas que Manoel está semeando o futuro da família. São muitos frutos saborosos de nomes bem diferentes: Puçá, coquinho catolé, jatobá… A lista é grande!

As propriedades medicinais das plantas do cerrado ainda precisam ser muito estudadas, mas o conhecimento científico e a sabedoria popular andam juntos. Na região do Jalapão, as pessoas ainda se valem muito das plantas medicinais. Em cada comunidade, tem sempre uma pessoa que prepara chás e garrafadas. Vivendo nessa área, a farmácia mais próxima é mesmo o quintal de casa.

Por onde passamos ouvimos histórias de quem, mesmo indo ao médico, acredita que não ficaria curada sem as plantas, ervas e muita fé. Dona Alzira está casada há 50 anos com o Seu Jaconias. Juntos, já superaram muitos momentos difíceis. Atualmente, o tratamento médico de Dona Alzira tem como aliados importantes as plantas do cerrado.

Família de comunidade no Jalapão possui uma verdadeira farmácia no quintal  (Foto: TV Globo)Família de comunidade no Jalapão possui uma verdadeira farmácia no quintal


Fonte: Globo Repórter



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais