Ecologia e Saúde

Por que me sinto cansado todos os dias? Será que estou doente?

Compartilhe:     |  21 de fevereiro de 2021

Getty Images/iStockphoto

Pode parecer uma tola sensação, mas incomoda e limita. Sentir cansaço muitas vezes é subestimado dentre tantas atividades que fazemos no dia a dia. Este cansaço pode ser físico, quando não se tem forças para caminhar, para fazer exercícios e até para realizar atividades simples como tomar banho e subir escadas.

Também pode ser um cansaço mental, quando a gente nota que a memória falha, que fizemos algo e já não lembramos do que se trata, quando temos dificuldade de concentração e raciocínio.

Sentir cansaço também pode ser uma percepção paradoxal, visto que muitas vezes acordamos de manhã, após uma noite de 6-8 horas de sono, e nos queixamos de cansaço. Pode acontecer também de estarmos de férias e quando voltamos à rotina de trabalho, logo nos primeiros dias desta retomada, já estarmos acusando uma sensação de cansaço.

Independentemente se esta sensação de cansaço é frequente, paradoxal, normal, intermitente, ela incomoda, preocupa, limita nosso desempenho produtivo e, desta forma, precisaríamos entender um pouco mais sobre esse sintoma.

Por isso, vou apresentar 10 situações muito marcantes e que refletem nossa percepção de um estado de cansaço. Para cada situação, vou também comentar sobre as medidas que deveriam ser tomadas para minimizar. É interessante que todos façam uma autocrítica e vejam em qual ou quais destas situações você se enquadra, para tentar buscar a melhor solução para tão desconfortável sensação.

Situação 1 – Acordo pela manhã e já estou cansado

sono, cansaço, bocejo - Getty Images - Getty ImagesImagem: Getty Images

Muito provavelmente sua noite de sono não pode ser considerada como reparadora, ou seja, não houve o relaxamento físico e mental suficiente e, como consequência, o dia amanheceu e você está cansado.

Nesta situação, medidas como atividades físicas no final do dia, atividades de relaxamento como meditação e alongamentos e o uso de relaxantes musculares podem ajudar bastante. Também deve-se evitar o consumo de bebidas estimulantes na noite anterior, como café, energéticos e alguns tipos de chá.

Situação 2 – Estou cansado de viver

O impacto desta frase realmente é forte, mas demonstra uma situação muito séria e que jamais deve ser negligenciada. Trata-se da depressão, um estado de espírito rebaixado, desmotivado e que se manifesta em muitas pessoas, independentemente de idade, raça e sexo. Estar cansado da vida é um alerta para a necessidade de tratamento psicoterápico e medicamentoso.

Situação 3 – Estou emagrecendo muito e sentindo bastante cansaço

Quem não quer emagrecer de forma saudável e ter sua autoestima elevada? No entanto, quando uma pessoa emagrece de forma anormal e isto gera sensação intensa de cansaço, precisamos apontar para alguns agravos que podem estar ainda sem diagnóstico: câncer, problemas hormonais (principalmente relativos a glândula tireoide) e infecções sistêmicas.

A medida imediata deverá ser procurar seu médico e começar a fazer exames como hemograma e as dosagens hormonais. O diagnóstico e o tratamento precoce são mandatários para reverter esta sensação de cansaço.

Situação 4 – Não consigo seguir uma dieta radical de emagrecimento, pois fico muito cansado(a)

Dieta restritiva - PeopleImages/iStock - PeopleImages/iStockImagem: PeopleImages/iStock

Não é fácil emagrecer em condições normais. Por meio de dietas radicais, a missão é mais árdua, exige muita força de vontade e tolerância com a redução significativa das calorias. Ocorre que nosso corpo sinaliza, por meio da sensação de cansaço, que não está aceitando bem esta redução de calorias. Ficamos irritados, cansados e a concentração diminui. Talvez a melhor alternativa seja buscar uma dieta menos restritiva e por um tempo mais prolongado, associando também uma rotina regular de atividades físicas.

Situação 5 – Tenho sentido muita dor no peito e cansaço

Pânico dor no peito - iStock - iStockImagem: iStock

Esta associação de sintomas não deve ser negligenciada, pois pode indicar algumas situações críticas, como infarto do coração, insuficiência cardíaca e embolia pulmonar. Muitas vezes uma sensação intensa de cansaço pode ser o primeiro indício de um infarto do coração, pode indicar que está ocorrendo uma falência progressiva do músculo cardíaco e também que a circulação pulmonar está entupida.

As medidas devem ser imediatas, preferencialmente procurar serviço médico rapidamente para fazer os primeiros exames. Geralmente será necessária uma internação hospitalar e tratamento intensivo.

Situação 6 – Tenho muito cansaço e sudorese fria quando levanto muito rápido ou quando agacho para pegar um objeto

Muitas pessoas apresentam intolerância em relação as mudanças de posição do corpo e este quadro se manifesta pela queda acentuada da pressão arterial e, consequentemente, surgem estes sintomas de sudorese fria e cansaço.

Como medidas preventivas, evitar ao máximo movimentos corpóreos bruscos e também manter quantidade de alimentação e hidratação um pouco acima das necessidades diárias.

Situação 7 – Estou muito cansado hoje e comecei a perder minha força nos braços

Está situação também deve ser motivo de preocupação, pois pode estar ocorrendo um acidente vascular cerebral ou derrame cerebral. A pessoa começa a sentir muita moleza, sem força e nota-se que não consegue movimentar os braços. Imediatamente esta pessoa deve ser levada ao hospital para ser avaliada e iniciar as medidas medicamentosas. O tempo de chegada ao hospital será decisivo ao sucesso do tratamento.

Situação 8 – Sou diabético e sinto muito cansaço

Muitas vezes a pessoa diabética sente cansaço e esta sensação pode ser atribuída tanto ao diabetes em si como eventualmente a um descontrole dos níveis de açúcar no sangue. A melhor alternativa neste caso seria reavaliar com seu endocrinologista, revendo os hábitos alimentares e os medicamentos que estão sendo usados.

Situação 9 – Estou acima do peso e me canso facilmente

Enquanto as taxas de tabagismo estão diminuindo, as de obesidade estão aumentando - Getty Images - Getty ImagesImagem: Getty Images

Pessoas com sobrepeso ou obesas apresentam muita limitação em sua condição cardiovascular e cardiopulmonar. A tendência é que se cansem facilmente mesmo após esforços pequenos e que não consigam caminhar por muito tempo. A medida principal seria, sob orientação médica, iniciar um programa de reeducação alimentar, atividades físicas e, em alguns casos, considerar medicamentos e cirurgia bariátrica.

Situação 10 – Tive sintomas da covid-19 e, mesmo após 1 mês de recuperação, ainda estou cansado

Esta virose causa uma significativa resposta inflamatória no organismo, que realmente debilita e pode manter a pessoa prostrada e sem disposição por tempo mais prolongado. Neste caso, a prioridade será acompanhar com seu médico a cada semana, observando a evolução dos sintomas e realizando exames.

Não ignore o cansaço

Sentir cansaço é uma sensação comum e que geralmente não compromete nossa saúde. Indica obviamente a necessidade de melhorar a qualidade de vida, rever os hábitos alimentares e buscar um melhor acompanhamento médico.

No entanto, nas situações descritas acima, existem algumas particularidades que tornam este cansaço mais preocupante, podendo ser um prenúncio de doenças graves e exigindo maior veemência no que se refere ao diagnóstico e tratamento.

Procurem estar atentos a estas situações, verifiquem se vocês ou alguém de sua família se enquadram nestas situações e busquem orientação médica.

Muito importante entender que uma doença grave nem sempre se manifesta por sintomas típicos; ao contrário, o cansaço pode ser um sintoma algumas vezes atípico de muitas doenças que estão iniciando seu curso ou que já estão em evolução e ainda não foram identificadas.

Edmo Atique Gabriel
Professor livre-docente na Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos), palestrante, especialista em cirurgia cardiovascular com aprimoramento em centros como Harvard Medical School e Cleveland Clinic e pós-graduado em nutrologia médica pela Abran (Associação Brasileira de Nutrologia). Colunista do UOL



Fonte: Uol - Viva bem - Edmo Atique Gabriel



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Veterinária dá dicas para cuidar da saúde dos olhos de animais domésticos

Leia Mais