Geografia Ambiental

Positano: o charme da costa italiana

Compartilhe:     |  9 de abril de 2017

Gosta de praia, lindas paisagens, comida boa e ainda um povo acolhedor? Então está na hora de visitar a costa italiana.

Tem um pedacinho daquele país que me encantou de maneira surpreendente. Na Costa Amalfitana, perto da famosa Ilha de Capri, está o local que me trouxe uma das paisagens mais bonitas que tenho lembrança e pela qual suspiro sempre que lembro: Positano.

A cidade pequenininha e praticamente vertical, que olhando de longe parece um amontoado de casas na montanha, tem menos de 10 km² e pouco mais de 3.800 habitantes. Fica situada entre duas montanhas e conta com uma praia no meio. A praia é de pedras, como em muitos locais na Europa, mas tem estrutura para receber os turistas. Cadeira, guarda-sol e bom atendimento fazem parte da estrutura, mas que não sai de graça. Em frente à praia existem restaurantes conceituados e com boa comida.

A cidade é repleta de lojas de roupas de praia, gifts italianos e muitas obras de arte. Tem para todos os bolsos, mas o que predomina são as lojas mais caras. Você pode visitar esses locais passando por ruazinhas estreitas e extremamente charmosas, com casas bem coloridas e de arquitetura diferenciada. A cereja do bolo fica por conta do cheirinho de limão siciliano da cidade, fruta típica da região e responsável pela fabricação do delicioso Limoncello, tipo de licor bastante famoso na Itália.

A chegada na cidade não é das mais fáceis para quem quer economizar. Eu peguei um trem até Sorento e de lá um ônibus até Positano. Não são serviços muito preparados para receber quem não fala italiano, então é preciso paciência e levar algumas informações prévias com você. O caminho de Sorento até Positano é um capítulo a parte, com paisagens de tirar o fôlego. No meio do caminho está a estação mais próxima para quem quer ir a Pompeia, destruída no passado pelo vulcão Vesúvio e que hoje se tornou ponto turístico.

Eu fiquei hospedada no topo de Positano, em uma parte chamada Via Nocelle, em um Bed and Breakfast administrado por moradores locais, que resolveram alugar parte de sua propriedade para turistas. O clima bastante acolhedor e a vantagem de estar ao lado de pessoas dispostas a ajudar fez toda a diferença.

Da Via Nocelle é possível ver as montanhas que circundam Positano e ter uma vista incrível do mar. Um restaurante bom nesse ponto alto da cidade é o Santa Croce, onde o destaque fica com os peixes e frutos do mar.

Para ir até a praia, se está hospedado na Via Nocelle, é necessário pegar um ônibus que passa apenas em intervalos longos, mas a espera é válida quando você acorda cedinho para ver toda aquela graça que a natureza te presenteou.

 

Vista da cidade da praia (Crédito: Arquivo pessoal)

 



Fonte: Viaje Aqui



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Medicamentos e remédios caseiros: o que fazer e o que não fazer?

Leia Mais