Notícias

Povo de Icaria bebe chás que trazem benefícios contra o envelhecimento

Compartilhe:     |  14 de julho de 2014

O povo de Icaria toma chá de ervas várias vezes ao dia. E este hábito também chamou a atenção dos pesquisadores. A Faculdade de Farmácia de Atenas estudou as plantas de Icaria e seus efeitos.

A farmacêutica Ioanna Chinou é uma das maiores especialistas em ervas medicinais da Europa. “Até mesmo na Grécia não é comum beber chá de alecrim, mas em Icaria eles bebem. Não é muito gostoso, é um pouco apimentado”, diz Ioanna Chinou, farmacêutica da Universidade de Atenas.

Mas para a ciência, o benefício para a saúde está cada vez mais evidente. O chá de alecrim é bom para a memória e combate o envelhecimento. A pesquisadora diz que o organismo fica bem preparado para lidar com a pressão alta, pois os chás são diuréticos. E ajudam a eliminar impurezas.

“Eles bebem chá de hortelã, diz ela. A hortelã é um antisséptico conhecido em toda a Europa. Numa infusão, é muito benéfico para problemas gastrointestinais. Ele não te torna jovem para sempre, mas faz bem, junto com outros bons hábitos na sua vida”, diz a pesquisadora.

E a sálvia? O próprio nome já diz. A planta que salva, que traz saúde e cura. Popi volta para casa com um carregamento de saúde. O marido Christos, 10 anos mais jovem que ela, pega o azeite na despensa. Ele passa o inverno em Atenas, mas Popi não abandona as plantas e a casa de jeito nenhum. Diz que tudo ficaria muito feio, sem o cuidado dela. O casal inventa desculpas e cada um passa o inverno no seu canto sem crise.

“Em primeiro lugar, para ser viver bem, é preciso ser amigo de si mesmo. Nunca esperar que os outros te façam feliz. O que os outros fazem por você, os amigos, os parentes, aceite isso como um presente, nunca como uma obrigação deles”, aconselha Popi.

Sem cansaço, Popi começa a preparar as delícias que colheu. Definitivamente, você não consegue visitar uma casa grega sem escapar de uma refeição maravilhosa. Para eles oferecer esse presente é ponto de honra, nem pense em recusar.

Na mesa, produtos orgânicos, saudáveis. O resultado dessa relação de amor que os icarianos têm com a natureza.



Fonte: Globo Repórter



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Como restaurar o equilíbrio intestinal de cães e gatos

Leia Mais