Notícias

Praça em Salvador ganha decoração com 25 mil garrafas PET

Compartilhe:     |  9 de dezembro de 2020

Mais de 25 mil garrafas pet compõem a decoração de Natal da Praça Ana Lúcia Magalhães, localizada no bairro Pituba em Salvador. A confecção dos símbolos natalinos, que teve início em setembro, foi feita pelo setor de reciclagem da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb).

Além de garrafas PET,  foram usados materiais como papelão, pallets, PVC, isopor, calotas de pneu, lona e restos de tecidos.

Para o presidente da Limpurb, Leonardo Oliveira, a proposta para este ano é mostrar que, com criatividade, é possível reaproveitar qualquer resíduo. Ele ressaltou que a arte é capaz de sensibilizar as pessoas, incentivá-las a repensar seus hábitos de consumo e mostrar as diversas possibilidades que podem ser exploradas, antes de descartar os resíduos.

“Pensamos na reutilização de diversos materiais, não apenas as garrafas PET. A finalidade é mostrar que, o que muitos consideram descartável, pode ganhar uma nova utilidade e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente”, destacou Oliveira.

Fotos: Jefferson Peixoto | Secom - Salvador

Além da tradicional árvore, a decoração também vai contar com renas feitas com garrafas PET, um trenó construído a partir de pallets, caixas de presente revestidas com lona, um presépio feito a partir do reaproveitamento de manequins e tecido, entre outros elementos.

O artista plástico Gilson Cardoso, responsável pela decoração, considera que é possível conscientizar as pessoas através dessa iniciativa, mostrando que com criatividade, o que muitos consideram “lixo”, pode se transformar em arte sustentável.  “Nem tudo que se vê no lixo é lixo de verdade, e se você tiver um olhar apurado e dedicação tudo pode ser reaproveitado e transformado”, comentou.

Outras três árvores feitas com garrafas PET também foram produzidas pela Limpurb e serão instaladas na Barra, Rio Vermelho e Barroquinha. Uma mede 5,5 metros, confeccionada com aproximadamente 6,5 mil garrafas; outra com 4,5 metros de altura, feita com 5,5 mil garrafas; e a menor, com 3,5 metros produzida com 4 mil garrafas.



Fonte: CicloVivo - As informações são da Prefeitura de Salvador



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais