Dicas de Praia

Praia do Pinho

Compartilhe:     |  15 de junho de 2019

Localizada no município de Balneário Camboriú/SC, a cerca de 80 km de Florianópolis, a Praia do Pinho é considerada a primeira e mais bela praia de naturismo do Brasil e a quinta do mundo. Além disso, também é reconhecida por suas belezas naturais e pela filosofia de vida dos seus freqüentadores.

A Praia do Pinho ficou conhecida nacionalmente através da matéria publicada na extinta Revista Manchete, no ano de 1984. Na época o movimento naturista, liderado por Celso Rossi e outros idealistas como Rose Espíndola, Paula Andreazza e Sérgio Oliveira, influenciados pelo movimento naturista da Europa e também por uma filosofia que incentivava a nudez sem preconceitos ou tabus, passaram a lutar pelo reconhecimento da Praia do Pinho como área oficial para a prática de Naturismo.

Em 1986, este grupo de naturistas fundou a AAPP – Associação de Amigos da Praia do Pinho e buscou convencer o proprietário da área próxima a praia, Domingos Fonseca, a transformar o local em uma praia naturista. Inicialmente, alguns conservadores e o próprio dono da área próxima a praia resistiram à idéia de implantar no local uma área naturista. Houve até reivindicações de alguns conservadores e políticos da época que conseguiram o policiamento da área da praia para deter e até prender qualquer pessoa que ousasse tirar a roupa. Com a desobediência de alguns naturistas, 25 prisões acabaram ocorrendo, alegando atentado violento ao pudor. Apesar disso, era cada vez maior o número de pessoas que vinham do Brasil todo para conhecer a praia naturista.

A intenção dos membros da AAPP foi de estabelecer uma área de uso comum aos adeptos do naturismo que vinham de diversas partes do Brasil movidos pelo desejo de compartilhar sua filosofia de vida em um espaço onde pudessem desfrutar das belezas naturais da praia com conforto, privacidade e liberdade. Desta forma, eles acabaram convencendo o proprietário da área que adjacente à praia, que construiu a 1ª pousada no local e conseguiram definitivamente em 1988 o reconhecimento oficial da praia como naturista.

A Praia do Pinho sempre buscou contribuir para caracterizar o espaço naturista, mantendo a nudez total na faixa de areia, onde existem espaços diferenciados para casais e famílias e homens desacompanhados. Porém, também há respeito com aqueles que ainda não são adeptos do naturismo, com espaços de adaptação para que estes se sintam à vontade para iniciar-se na prática.

Atualmente, a Praia do Pinho conta com um Complexo Turístico, onde as normas de conduta para visitantes da praia ou hóspedes das pousadas priorizam a ética, o respeito, a harmonia, a liberdade e segurança dos freqüentadores. Possui em sua infra-estrutura: pousada, chalé, cabana, restaurante, camping com capacidade para 200 barracas e estacionamento amplo para os visitantes.



Fonte: Praia do Pinho



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dia das crianças: não dê animal de presente!

Leia Mais