Notícias

Prédio em Goiás tem maior fachada de vidro com filmes solares do mundo

Compartilhe:     |  23 de novembro de 2020

O Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) da empresa CAOA, localizado em Anápolis, Goiás, ganhou uma fachada coberta de Filme Fotovoltaico Orgânico (OPV). O projeto tem a parceria da Sunew e foi instalado pela SolarVolt, empresa brasileira especializada em soluções solares.

Capazes de captar a luz do sol e a transformá-la em energia elétrica, os filmes fotovoltaicos orgânicos são leves, flexíveis e quase transparentes. O modelo usado foi o Sunew GLASS, que é encapsulado em vidro. O material cobre uma área de cerca de 850m² do prédio – sendo a maior fachada de vidro com OPV do mundo e um dos maiores projetos a utilizar o material.

A eficiência do OPV cresce com o aumento da temperatura externa, o que o torna ideal para áreas expostas à forte radiação solar, independente do posicionamento em direção ao sol. A energia mensal gerada por essa instalação é suficiente para abastecer todas as estações de trabalho do prédio.

O projeto ainda traz melhorias relacionadas ao clima e ao consumo de energia, uma vez que os filmes fotovoltaicos absorvem raios infravermelhos e, portanto, a necessidade do uso do ar condicionado é reduzida. De tal forma, essa solução reflete em uma economia de energia ainda maior no prédio.

A versatilidade desta nova forma de gerar energia pode ser constatadas nas diversas superfícies em que o material já foi aplicado: no teto de caminhões, em mobiliário urbano e até estacionamentos.



Fonte: CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Receitas de Biscoitos Saudáveis para Cachorros

Leia Mais