Notícias

Prédio mais sustentável do Brasil será lançado no Rio Grande do Sul

Compartilhe:     |  18 de novembro de 2020

Por Cristiane Pinheiro

A Capitânia Investimentos Imobiliários vai lançar um residencial mais sustentável do Brasil, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O projeto baseado no conceito IDEA, que inclui a Internet das Coisas (IoT), está em fase final de construção.

Entre a exclusividade do edifício, está a capacidade de gerar toda a energia elétrica necessária para manter a área condominial do prédio e, ainda, até um terço da energia a ser consumida pelos 14 apartamentos que o compõem, a partir de um sistema de 130m² de painéis fotovoltaicos instalados na cobertura do edifício. Além disso, o empreendimento contará com uma fachada autolimpante e termicamente eficiente.

A empreendimento nomeado de IDEA Bagé tem previsão de finalização para fevereiro de 2021, com investimento inicial de R$ 8 milhões. O conceito Idea combinado com a IoT disponibiliza um conjunto de dispositivos, sensores inteligentes e softwares, interligados, capta e transmite dados do prédio residencial instantaneamente para a rede, em um sistema constante de informações que podem ser acessadas a qualquer momento, pelo smartphone.

Segundo a empresa, o prédio sustentável e inovador vai fornecer aos moradores e administradores do edifício todas essas informações, para que possam tomar decisões assertivas quanto à economia dos recursos.

Com o monitoramento a ideia é que seja possível identificar os horários e pontos de maior consumo e atuar de forma eficaz para a sua redução, consequentemente gerando economia.

Mauro Touguinha, engenheiro e sócio da Capitânia Investimentos Imobiliários, explica que o conceito IDEA foi desenvolvido para garantir o bom gerenciamento do prédio. “A tecnologia permite ter a medição dos consumos de água, gás e energia, além dos controles de acessos e funcionamento das bombas que elevam a água aos reservatórios superiores, do sistema que gera água quente e dos volumes de água dos reservatórios. Dessa forma, o IDEA Bagé é revolucionário neste sentido, pois, por meio da Internet das Coisas, provê instantaneamente todas essas informações”, afirma.

A tendência da aplicação desta tecnologia em prédios residenciais será cada vez mais forte, devido à necessidade de investimento em ações para economia dos recursos naturais. Para Renato Turquenitch, arquiteto e também sócio da Capitânia, além de contribuir para o meio ambiente, o monitoramento garante sustentabilidade financeira.

O residencial está localizado no coração do bairro Petrópolis em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O IDEA Bagé conta com 14 apartamentos de 112 e 100 m², cada um com três suítes, duas vagas de estacionamento (com depósito e espera para carro elétrico), sacadas e brises móveis na fachada, para melhor aproveitamento da luz e garantia de conforto térmico e vidros duplos insulados nos dormitórios.

Entre as facilidades, oferece bicicletário, portaria virtual autônoma, iluminação 100% em LED e sensores inteligentes que medem instantaneamente os consumos de água, energia e gás e controlam os sistemas do prédio, por meio da Internet das Coisas (IoT).



Fonte: Portal Solar



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais