Notícias

Prefeito entrega Parque Ecológico Augusto dos Anjos e promove preservação e contato com a natureza

Compartilhe:     |  2 de junho de 2015

Ar puro, contato com a natureza e espaço para convívio e para a prática de esportes. É assim que serão as horas de lazer da população do Valentina Figueiredo, que presenciou na manhã desta terça-feira (2) a inauguração do Parque Ecológico Augusto dos Anjos. Localizado na Alameda Canário da Terra, o parque é uma Unidade de Conservação Integral que foi preparada para estimular a aproximação e o respeito das pessoas com o meio-ambiente. A entrega do equipamento foi feita pelo prefeito Luciano Cartaxo.

“Essa é uma obra que vai transformar não só a comunidade, mas também as pessoas”, afirmou o prefeito. “A cidade ganha uma área de preservação e fica mais bonita e mais agradável, e as pessoas ganham um espaço de lazer e reunião, o que significa mais qualidade de vida. Obras são importantes, mas ações como essas humanizam a cidade e fazem toda a diferença na vida das pessoas”, declarou.

Uma dessas pessoas era dona Dalvanira Costa, de 58 anos, que fez aniversário no dia da entrega. “Este foi o meu presente. Um presente de Deus!”, ela disse. “Aqui a gente não tinha pra onde sair e agora tem um parque. Esse lugar era só mato, lixo e, de noite, escuridão. A gente tinha até medo de sair de cãs e passar aqui perto, mas agora vou vir fazer caminhada e encontrar as pessoas”, planejou.

O Parque é uma área de preservação com 1,4 hectares onde estão catalogadas 150 árvores de espécies nativas, entre Sucupiras, Ingazeiros, Imbiribas e Paus-ferro e Jacarandás-mimosos, entre outras. De acordo com a secretária municipal do Meio Ambiente, Daniella Bandeira, a vegetação original foi totalmente mantida e todo o novo paisagismo foi feito pensando na integração com o ambiente já existente. “A população vai ganhar um espaço de contemplação da natureza e de integração com o Meio Ambiente”, destacou.

O espaço também passou a contar com nova iluminação, bancos, brinquedos infantis, área específica para circulação e caminhada e duas quadras, uma de vôlei e outra de futebol, que já estava sendo testada por Diego Oliveira, de 30 anos, que é morador da região. “Aqui não tinha nada pra gente se entreter, nunca tivemos um espaço de convívio feito pra gente e agora chegou, por isso estou achando tudo uma maravilha. Todo mundo pode aproveitar o parque de algum jeito, desde as crianças até os idosos”, afirmou.

Plantio – Logo após a cerimônia de inauguração, o prefeito Luciano Cartaxo se juntou a estudantes do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Socorro Rodrigues, que também fica no Valentina Figueiredo. Eles plantaram mudas de espécies nativas, como o Ipê Amarelo, símbolo da cidade de João Pessoa. O evento foi encerrado com um café da manhã comunitário e com a apresentação do grupo de percussão Catadores da Art, formado por agentes de limpeza da Emlur.

A inauguração do parque contou com a participação dos vereadores Benilton Lucena, Marmuthe Cavalcante e João Corujinha.



Fonte: Secom/JP - Arthur Araújo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais