Notícias

Prefeitura de Patos (PB) inicia castração gratuita de cães e gatos

Compartilhe:     |  13 de maio de 2016

Visando promover um controle na população de cães e gatos e ainda impedir a proliferação de zoonoses, a Prefeitura de Patos através da Secretaria de Saúde iniciou nesta quarta-feira, dia 11, de forma experimental, a castração de cães e gatos da cidade.

O médico veterinário responsável pelo primeiro procedimento, Dilermando Simões Dantas, disse que inicialmente os animais castrados possuem tutores, pois o procedimento exige uma série de cuidados pós operatórios, a exemplo de curativos e medicação correta.

“É preciso que os ttuores desses animais tenham essa consciência dos cuidados que devem ter com eles após a cirurgia de castração”, explicou.

Dilermando ainda informou que as pessoas interessadas em castrar seus animais domésticos, devem ficar atentas à divulgação do calendário de ações do castramóvel, que em breve será divulgado.

Antes do processo cirúrgico o animal é submetido a uma triagem e uma consulta para confirmar se pode fazer a cirurgia.

Após a fase experimental da castração de cães e gatos, o município buscará firmar convênios na tentativa de ampliar esse atendimento para os animais abandonados.

O secretário de Saúde José Francisco de Sousa (Zeca), disse que teve início um pleito que há muito tempo era colocado pela população.

“Queremos que essa ação seja rotineira para que promova uma transformação no controle populacional desses animais. Ainda temos uma preocupação no tocante ao pós operatório dos animais. Mas iremos conversar com as associações de bairros e instituições para nos apoiar nesse cuidado pós operatório. Portanto, estamos dando um grande passo na melhoria de vida da nossa população. Para isso, temos tido todo tipo de cautela, inclusive em relação à atuação dos profissionais e também para resguardar os animais. Agora podemos dar início a isso e com aval do sistema de saúde”, comentou.

A senhora Fernanda Sousa, dona de um gato que passará pelo processo de castração nesta quinta-feira, dia 12, comentou que toda a população já esperava essa iniciativa, e que trata-se de um trabalho importante para quem costuma criar animais domésticos.

Logo após a fase experimental, serão divulgados os locais e horários dos atendimentos do castramóvel.



Fonte: Anda - Paraíba Society



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais