Notícias

Prefeitura promove uma ação especial pelo Dia do Meio Ambiente nessa sexta

Compartilhe:     |  5 de junho de 2015

Em celebração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nessa sexta-feira (05.06), a Prefeitura de Salvador promove uma ação especial na página oficial no Facebook (www.facebook.com/prefeituradesalvador).

Cada curtida na postagem referente à data vai ser transformada em uma muda de árvore. Cada muda será plantada pela Secretaria Cidade Sustentável (Secis) em diversos pontos da cidade até o Dia da Árvore (21 de setembro).

As curtidas devem ser feitas durante todo o dia dessa sexta (04.06). No sábado (06.06) será divulgado o resultado da ação.

Desde 2013, a questão da sustentabilidade se tornou prioridade na atual gestão. Um dos exemplos disso é que a Prefeitura celebra a tramitação na Câmara de Vereadores do projeto de lei que trata da Política Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Indicada pelo Executivo, a proposta representa um marco na estruturação de uma legislação única sobre o assunto na cidade. O texto foi enviado na última semana de maio.

Ainda será designado relator para avaliação do texto. A política só passa a valer após aprovação dos vereadores e sanção do prefeito ACM Neto.

A construção do projeto começou ainda no ano passado, com audiências realizadas com representantes da sociedade civil, setor empresarial, setores público municipal e estadual e Ministério Público.

Isso permitiu a criação de um projeto de lei com instrumentos de controle ambiental, fomentando o desenvolvimento ao lado da preservação.

Os novos PDDU e Louos, ainda em construção, já serão enviados à Câmara em consonância com a nova política ambiental, com regras claras sobre edificações na cidade.

O texto reconhece ainda os direitos de todos os seres vivos a um meio ambiente sadio e equilibrado, o que inclui os animais, domésticos ou silvestres, e protege as comunidades tradicionais para preservação dos seus espaços.

A política municipal reconhece também a existência de mudanças no clima global e a necessidade de implementação de um plano para o enfrentamento do problema, como ações para redução das emissões de gases do efeito estufa, preservação da mata atlântica e ecossistemas associados, como manguezais, restingas e brejos.

Projetos já em execução, a exemplo do IPTU Verde, outa iniciativa da atual gestão, também são parte da política de meio ambiente por incentivar a construção e adequação de empreendimentos sustentáveis.



Fonte: Tribuna da Bahia



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Doação de sangue em animais: como funciona e os requisitos para um animal ser doador

Leia Mais