Notícias

Prepare-se para a última superlua do ano, que poderá ser vista nesta segunda-feira

Compartilhe:     |  7 de setembro de 2014

A última superlua deste ano poderá ser vista nesta segunda-feira (8), completando o trio de superluas iniciado em julho. Embora não seja tão espetacular quanto sua aparição em 10 de agosto, a superlua de setembro ainda oferece a chance de apreciar um fenômeno que poderá ser visto nos Hemisférios Norte e Sul do globo, de acordo com a Nasa (agência espacial americana).

Superluas são um fenômeno no qual a Lua atinge um ponto em sua órbita mais próxima da Terra, o que faz com que o satélite pareça muito maior e mais brilhante.

A lua já aparece neste domingo (7) em seu perigeu, o termo astronômico mais correto para esse momento em que o satélite está mais próximo da Terra. Na noite desta segunda-feira, porém, o satélite estará a 355.392 km da Terra, seu ponto mais próximo –e por três dias irá manter seu brilho e formato.

Em 2014, apenas em 8 de outubro a lua deve voltar a impressionar, graças ao fenômeno da “lua de sangue” –quando ela irradia um tom avermelhado.

Já em 2015, haverá seis superluas que devem atingir seu ápice em 20 de janeiro, 18 de fevereiro, 20 de março, 29 de agosto, 28 de setembro e 27 de outubro. A maior superlua será a de setembro.



Fonte: Uol



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais