Notícias

Preservação do sauim-de-coleira mobiliza Manaus, no Amazonas

Compartilhe:     |  6 de março de 2015

Espécie símbolo da cidade de Manaus (AM), o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) está na Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, elaborada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Mais precisamente, na categoria Criticamente em Perigo (CR).

Para sensibilizar a população local e evitar que a espécie desapareça, o (Cepam/ICMBio) lançou no Dia Mundial da Vida Selvagem, comemorado no dia 3 de março, a campanha “Sauim-de-Coleira, Uma Espécie que Pede Socorro”.

A iniciativa faz parte da implementação do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação do Sauim-de-coleira, consolidado em 2011 pelo ICMBio, cujo objetivo é reduzir a taxa de declínio populacional, garantindo pelo menos oito populações viáveis da espécie.

A campanha

Realizada entre desde terça (3) até essa quinta-feira (5), no Teatro Direcional, na capital amazonense, a campanha incluiu atividades como palestras, mesas redondas, exposição fotográfica, exibição de vídeos e distribuição de material informativo.

A ideia é mobilizar a população de Manaus para a conservação do sauim-de-coleira, através de discussões sobre políticas públicas, planejamento urbano, licenciamentos, fiscalização e cuidados que podem ser tomados no dia a dia.

Segundo o coordenador do Cepam, Marcelo Raseira, algumas das recomendações feitas aos moradores da cidade são as seguintes: não jogar lixo, evitar derrubar árvores (ou, pelo menos, preservar algumas se for construir uma casa, por exemplo), respeitar os limites de velocidade no trânsito para prevenir atropelamentos e evitar oferecer alimentos a esses animais.

“Os fragmentos florestais urbanos trazem inúmeros benefícios. Então, quando ajudamos o sauim-de-coleira, acabamos ajudando outras espécies, inclusive nós mesmos”, conclui Raseira.

Sobre o sauim-de-coleira

Com distribuição restrita, compreendida entre os rios Cuieras e Urubu, no estado do Amazonas, o sauim-de-coleira teve sua população reduzida em pelo menos 80%, de 1997 até agora.

De acordo com Marcelo Raseira, as duas principais ameaças à espécie são a perda de habitat (devido ao desmatamento e à expansão urbana) e a competição, em determinadas áreas, com outro primata – o sagui-de-mãos-amarelas (Saguinus midas).

“O sauim-de-coleira vive praticamente dentro da cidade e nós buscamos realizar algumas ações junto com a prefeitura, como a colocação de quebra-molas e placas de redução de velocidade para evitar atropelamentos e o plantio de mudas para recuperar áreas degradadas. Além disso, são desenvolvidas também atividades de pesquisa e de educação ambiental”, ressalta o coordenador do Cepam.

Em 2005, um decreto municipal reconheceu o sauim-de-coleira como símbolo de Manaus, tornando o primata uma espécie de mascote da cidade.

Lista de animais em extinção

Em dezembro de 2014, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, apresentou as novas Listas Nacionais de Espécies Ameaçadas de Extinção. O anúncio aconteceu no auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília (DF).



Fonte: Portal Brasil - ICMBio



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

O pet precisa de suplementação alimentar equilibrada

Leia Mais