Notícias

Problemas no estômago e intestino: o que sua mente não está digerindo bem?

Compartilhe:     |  27 de agosto de 2020

É muito comum as pessoas se queixarem de problemas digestivos, dores no estômago e desequilíbrios intestinais mas, na maior parte dos casos, as pessoas ignoram que as causas podem não ser somente os alimentos que consomem, mas também como se sentem em relação às experiências vividas.

Uma frase escrita na Bíblia, em Mateus-15:18-19, representa bem essa questão:

“Não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas o que sai da boca, porque procede do coração”.

Sendo assim, todos os sentimentos, emoções e pensamentos que alimentamos dentro de nós, acabam se exteriorizando, tanto em palavras, como em ações e desequilíbrios físicos.

Pela Linguagem do Corpo, obra da autora Cristina Cairo, o estômago e o intestino estão associados metafisicamente a como digerimos as experiências da vida. Quando estas não escorrem de forma fluida e harmoniosa, estes órgãos são afetados como expressão do nosso inconsciente tentando dizer que algo não vai bem.

O estômago

O estômago simboliza a forma como assimilamos a vida e, consequentemente, como digerimos as idéias em relação ao que vivenciamos.

Má digestão

Pessoas que têm o hábito de se colocarem como vítimas, que alimentam o medo, a preocupação, o orgulho, o pessimismo e são sempre do contra, achando que todo mundo está errado, acabam gerando uma indigestão mental e consequentemente isso somatiza o corpo com a má digestão, dores no estômago, gases e ou cólicas estomacais.

Para sair desse estado, é necessário desenvolver tolerância, compreensão, autorresponsabilidade e ser mais flexível e leve, pois não tem como impormos nossa verdade aos outros quando eles têm as suas próprias verdades e, por mais que estejamos certos, quando o outro não consegue entender, só nos resta aceitar e seguir em frente, sem mágoas e rancores.

Gastrite

gastrite é um distúrbio estomacal que gera queimação no estômago e pode ser uma somatização de pensamentos, tensões, temores e angústias, remoídos por muito tempo.

Para sair desse quadro é necessário se “alimentar” de amor,  alegria, paz e gratidão e parar de digerir negatividade. 

Úlcera

A úlcera corrói o estômago e é reflexo de um estado interno dominado pelo medo, insegurança, revolta e raiva.

Pessoas que sofreram repressão e vivem se reprimindo estão propensas a acumular raiva e revolta e tendem a ter esse grave problema estomacal.

É necessário pacificar-se e resgatar a autoconfiança, desenvolvendo o amor próprio.

Enjoo

O enjoo pode ser uma reação psicológica que traduz o medo da escolha feita, da decisão que tomou ou ainda tomará ou de uma mudança que esteja vivenciando. Isto porque se teme perder o controle de si mesmo e da situação, temendo por ficar sem liberdade e se anular em detrimento da vontade alheia.

Para conter o enjoo é preciso parar, respirar fundo, relaxar e buscar o equilíbrio de si, para tomar a melhor decisão e recuperar a integridade interna.

Azia

Azia sinaliza que a pessoa está dominada pelo medo, que pode ser consequência de uma escolha importante que precisará fazer, temendo pela possibilidade de fracassar.

Nesse caso é preciso ser flexível e humilde e aceitar que estamos na vida para aprender. Se erramos é porque estamos fazendo algo em busca de melhorar e de nos aprimorar.

O intestino

Já foi dito que o intestino é nosso segundo cérebro devido a sua importância para o funcionamento do metabolismo e limpeza do corpo.

Na Linguagem do Corpo, o intestino remete à digestão psíquica em relação aos acontecimentos. Essa digestão tem a ver com a forma como se reage às situações que marcam a nossa existência. Sendo assim, traumas, bloqueios, conflitos internos, ressentimentos afetarão a função intestinal e simultaneamente contaminarão nossa psique.

Diarreia

A diarreia é um problema intestinal que é bem traduzida quando se diz: “a pessoa está se borrando de medo”, ou seja, quando  alguém está com o intestino solto e chega a “borrar as calças” é porque está dominada pela ansiedade e pelo medo do que possa lhe acontecer.

Prisão de Ventre

Quando ocorre a prisão de ventre é porque o indivíduo está ”segurando” memórias que marcaram seu passado e estão regendo sua vida no presente, criando resistência e bloqueios que o impedem de avançar e se abrir ao novo.

Neste contexto, é importante superar as resistências e sair da zona de conforto para que o ultrapassado dê lugar ao novo e se avance em sua jornada.

Infecção intestinal

A infecção intestinal é causada pela ação destrutiva de certos vírus e bactérias na flora intestinal, provocando sérios danos ao organismo.

Esse problema traz à tona que existem fatores que estão corrompendo e atacando a integridade da pessoa, tirando-lhe a paz de espírito e a fé na vida.

Para que esses vírus e bactérias não se instalem no corpo de forma desproporcional, é urgente mudar a postura em relação a si mesmo e aos outros, saindo do orgulho, das lamentações, críticas e ódio e harmonizando-se com a vida, vendo o lado positivo de cada situação. Dessa forma, a energia vital, que existem em cada ser , terá forças de reequilibrar o organismo.

Digerindo melhor as experiências da Vida

Como visto, o ser humano é mais do que ele come, é também o que ele sente e pensa. Por isso, a necessidade de levar uma vida mais contemplativa, pacífica, leve, saudável e em equilíbrio com a Natureza.



Fonte: GreenMe



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais