Notícias

Produção agroecológica é tema de evento na cidade de Sousa

Compartilhe:     |  17 de outubro de 2014

2º Seminário Sertanejo de Agroecologia será realizado neste sábado (18), no auditório máster da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Cerca de 100 produtores agroecológicos estarão reunidos neste sábado (18) para discutir a produção de alimentos sem agrotóxicos durante o 2º Seminário Sertanejo de Agroecologia, que será realizado dentro da programação da 2ª Feira de Inovação dos Pequenos Negócios do Sertão Paraibano (Inova Sertão), que começou nesta quinta-feira (17) e segue até o domingo (19), na cidade de Sousa. O evento será no auditório máster da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na BR 230.

O seminário vai discutir diversos assuntos de interesses dos produtores, como “A importância dos alimentos agroecológicos para a saúde humana”, “Uso racional da água para irrigação e seu reuso” e “Perspectivas de Comercialização dos produtos agroecológicos para o mercado interno”. O evento ainda promover quatro clínicas tecnológicas com os temas: “Preparação de compostos orgânicos”, “Manuseio e preparo de bio-caldas, no controle de pragas”, “Uso racional da água para irrigação e seu reuso” e “Horticultura Orgânica Reciclável”.

De acordo com o consultor agroecológico do Sebrae, Levi Silva, Sousa é a cidade do Sertão que mais produz alimentos da agroecologia e conta  com mais de 200 agricultores. Desde 2011, o grupo de produtores recebe apoio do Sebrae Paraíba e participa de capacitações sobre  agroecológica de plantio e técnicas de manejo, além orientações empresariais.

Para o gestor do projeto de Agricultura Irrigada, Fabrício Vitorino, os produtores do Sertão estão cada vez mais procurando aprender a cultivar a agroecologia. “Um dos produtores agroecológicos que está recebendo o apoio do Sebrae, Egnaldo Oliveira, se sentiu mais estimulado ao plantio sem agrotóxico depois que participou do evento. Ele já evitava usar grandes quantidades nas plantações, com o evento, passou a não usar mais”, falou.

O produtor usa os conceitos de agroecologia em Vieirópolis e já está se adequando às normas para se tornar um produtor orgânico. Ele vende para quatro grandes supermercados de Sousa, produzindo de oito a dez tipos de hortaliças, com faturamento individual de R$ 2 mil/mês. Semanalmente, o agricultor faz 1500 pés de alface e mil molhos de coentro. Ele ainda produz, mensalmente, 500 molhos de couve e 200 quilos de tomate cereja, entre outros. O produtor afirmou que 95% do que ele produz é para vendas.

“Eu vendo tudo o que produzo para Sousa. No inverno, a produção de todos os tipos é dobrada e costumamos ganhar mais dinheiro. Em breve, me tornarei um produtor de orgânicos, com a atuação constante e o apoio do Sebrae”, estimou o Egnaldo.

O Inova Sertão foi planejado com base no compromisso assumido pelo Sebrae com os 8 Objetivos do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam tornar o mundo melhor, mais solidário e justo, através de ações de combate à pobreza e à fome, promoção da educação, da igualdade de gênero, de políticas de saúde, saneamento, habitação e meio ambiente. Os interessados em participar do evento podem ser inscrever no site http://inovasertao.sebraepb.com.br/. Na página, é possível conferir a programação detalhada do Inova Sertão.

Serviço
EVENTO: 2º Seminário Sertanejo de Agroecologia
DATA: sábado 18/10/2014
LOCAL: Auditório da UFCG, BR 230
INSCRIÇÕES: Agência Regional de Sousa | Telefone: 3522-1800

Programação Seminário
8h15 – abertura e palestras “A importância dos alimentos agroecológicos para a saúde humana Palestrante”, com Renato Albuquerque;
9h35 – “Uso racional da água para irrigação e seu reuso”, com Cláudia Reis (INSA)
10h35 – Lanche
10h50 – “Perspectivas de Comercialização dos produtos agroecológicos para o mercado interno”, com Evaldo Costa (representante da Sempre Verde);
12h – Almoço;
13h30 às 15h – Clínicas Tecnológicas
Sala 01  – “Preparação de compostos orgânicos”, com Renato Albuquerque
Sala 02  – “Manuseio e preparo de bio-caldas, no controle de pragas”, com Lucivaldo Cordeiro
Sala 03  – “Uso racional da água para irrigação e seu reuso”, com Cláudia Reis
Sala 04  – “Horticultura Orgânica Reciclável”, com Ezequiel



Fonte: Agência Sebrae de Notícias



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais