Notícias

Produção do óleo de palma está colocando orangotangos em risco de extinção

Compartilhe:     |  18 de outubro de 2018

O habitat natural dos orangotangos estão sendo eliminados para dar espaço á produção de palmeiras, colocando a espécie em risco

Cerca de 80% das áreas das florestas tropicais nas ilhas indonésias de Bornéu e Sumatra foram reduzidas nas últimas duas décadas para a produção de óleo de palma.

As florestas tem sido “limpas” por meio de incêndios para dar lugar à plantação de palmeiras. Essa prática, entretanto, representa uma ameaça iminente aos animais que têm esse local como o seu lar.

As ilhas são o habitat de orangotangos, e devido a essa exploração humana, a espécie está ficando cada vez mais ameaçada. Os animais que fogem das florestas ficam vulneráveis serem capturados e vendidos no comércio exótico de animais domésticos.

A foto da organização Save The Orangutan foi tirada após os incêndios catastróficos na floresta tropical em Bornéu, em 2015. Esses incêndios foram em grande parte atribuídos aos padrões climáticos do El Niño, que causaram mais de 125 mil incêndios na Indonésia.

Ao derrubar florestas tropicais para a produção do óleo de palma, liberamos quantidades indevidas de dióxido de carbono na atmosfera. Essencialmente, o óleo de palma está impulsionando o aumento das emissões e reduzindo a capacidade das florestas de absorver carbono e mitigar alguns dos impactos mais prejudiciais da mudança climática, como flutuações climáticas intensas.

De acordo com a Union of Concerned Scientists, o desmatamento tropical é responsável por cerca de 10% das emissões totais de aquecimento global. No final, abrindo espaço para plantações de palmeiras não apenas torna as áreas mais propensas a incêndios severamente prejudiciais, mas também contribui para o surgimento dos incêndios em primeiro lugar.

O novo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU descobriu que temos 12 anos para reduzir as emissões de carbono em 40%, se quisermos evitar alguns dos piores desastres ambientais.

óleo de palma pode ser encontrado em mais de 50% dos bens de consumo, como xampus, maquiagem e alimentos. Este óleo é barato e estável em prateleiras, o que o torna um ingrediente chave para grandes corporações.



Fonte: , ANDA - Julia Cortezia



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Colecionadores de fãs, os siameses são inteligentes, comunicativos e brincalhões. Conheça curiosidades da raça

Leia Mais