Notícias

Produtores de suplementos de ômega-3 causam a mortes de pinguins e focas

Compartilhe:     |  2 de janeiro de 2021

Suplementos de ômega-3 são extremamente populares em todo o mundo, inclusive no Brasil. Eles podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, farmácias, mercados e comprados livremente pela internet, mas o que os consumidores desconhecem é que a produção dessas cápsulas oleaginosas coloca diversas espécies de animais do Ártico em risco. Embora existam muitas boas fontes de vegetais de ômega-3, muitas empresas ainda recorrem ao óleo de origem animal, extraído a partir de peixes, como o bacalhau e a sardinha, e de crustáceos, como o krill.

A demanda por esta matéria-prima está causando graves desequilíbrios nos ecossistemas marinhos, porque os animais caçados e explorados por esta indústria fazem parte da cadeia alimentar de outras espécies. Focas, baleias, pinguins e outros animais estão literalmente morrendo de fome em razão da pesca de krill e outros peixes. Apenas nos últimos cinco anos, a pesca de krill saltou de pouco mais de 100.000 toneladas para vários milhões de toneladas por ano porque, com as novas tecnologias, eles podem literalmente aspirá-lo do oceano Antártico a taxas sem precedentes.

O krill é um minúsculo crustáceo, como o camarão, e faz parte do nível do plâncton em nossos oceanos. Pode ser difícil ficar comovido emocionalmente para salvar uma espécie não tão “simpática” – mas sua sobrevivência é fundamental para a sobrevivência de todo o ecossistema do Oceano Antártico. Como uma espécie-chave na base da cadeia alimentar, um grande número de outras espécies da Antártica – quer comam krill ou não – são direta ou indiretamente afetadas pela abundância ou ausência do krill.

Os mamíferos e aves marinhas do Oceano Antártico com os quais muito mais pessoas podem se conectar e querem proteger, que dependem diretamente do krill para se alimentar, incluem baleias, focas, albatrozes e pinguins. Se pescarmos krill em excesso , também os colocamos em risco. É uma pergunta muito séria que você precisa se perguntar na próxima vez que tomar seu suplemento de ômega-3: estou colaborando para o sofrimento e a morte de baleias, focas, pinguins e outras espécies?



Fonte: Anda



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais