Projetos Ambientais

Programa global Bee Care

Compartilhe:     |  3 de junho de 2018

Bayer tem programa para abelhas em ecossistemas antropizados

A apicultura brasileira é caracterizada como uma atividade produtiva de alta competitividade internacional e o Brasil é o 9º país que mais exporta mel, segundo dados de 2016 da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL). Os serviços prestados pelas abelhas sustentam o equivalente a US$ 1 trilhão de vendas agrícolas, segundo artigo de Tony Juniper, docente do Business and Sustainability Programme da Universidade de Cambridge.

De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Árvores (Ibá), com uma área de 7,84 milhões de hectares de reflorestamento, o setor brasileiro de árvores plantadas é responsável por mais de 90% de toda a madeira produzida para fins industriais e 6,2% do PIB Industrial no País e, também, é um dos segmentos com maior potencial de contribuição para a construção de uma economia verde.

“Tanto as florestas nativas quanto as plantadas desempenham papel fundamental para fomentar o equilíbrio ambiental e do ecossistema, como controle de erosão, qualidade do solo, regulação dos ciclos hidrológicos, conservação da biodiversidade, provisão de oxigênio e também a segurança alimentar”, explica Fabrício Sebok, coordenador de Desenvolvimento de Produtos Florestais da Bayer para América Latina.

Mudanças climáticas, crescimento populacional e o crescimento da demanda por energia, água e florestas são fatores relacionados diretamento ao desafio da segurança alimentar. De acordo com o Ibá, a Estratégia Global para a Segurança Alimentar, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), inclui o manejo florestal sustentável e os serviços florestais como recomendações para assegurar a produção agrícola.

Dia 20 de maio foi instituído como Dia Mundial das Abelhas, de acordo com a Organização das Nações Unidas, com o intuito de lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável e a função fundamental da abelha ser provedor de alimentos por meio da apicultura. O que muitos não sabem é a relevância que há na convivência saudável entre abelhas e florestas, como o eucalipto, por exemplo.

“Comprometida em contribuir com essa questão, a Bayer, por meio do programa global Bee Care, investe em pesquisa e desenvolvimento para ajudar agricultores a obter o mais alto nível de rendimentos em suas lavouras alinhado com as demandas de qualidade, segurança e sustentabilidade apícola”, explica Claudia Quaglierini, gerente de Políticas Agrícolas e Relacionamento com Stakeholders da Bayer.

A Bayer, por meio de suas soluções, permite que as florestas cresçam saudáveis e assim fomentem a população de polinizadores. Como exemplo prático desta sinergia, as colmeias de abelhas são colocadas em meio aos eucaliptos durante a floração e retiradas no momento da colheita da árvore ou de aplicação de produtos. Este cuidado, para os silvicultores, reforça maior produtividade da floresta; para os apicultores, garante a sustentabilidade das abelhas, havendo maior disponibilidade de recursos para as colmeias, o que potencializa a produção de mel e a polinização de outras culturas, principalmente agrícolas.



Fonte: Envolverde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais