Notícias

Projeto beneficia mais de 15 mil pessoas e ajuda a reduzir a emissão de CO2 na atmosfera

Compartilhe:     |  28 de março de 2015

Inspirada na forma de uma vitória-régia, a ponte móvel Friedrich Bayer, projetada pelo escritório Loeb Capote Arquitetura e Urbanismo, foi vencedora no 59º prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), na categoria “Projeto Urbano”.

A premiação aconteceu no Teatro Paulo Autran, em São Paulo. A categoria destinada aos trabalhos arquitetônicos ou obras relacionadas ao universo da arquitetura e urbanismo foi subdividida em seis temas: Fronteiras da Arquitetura, Projeto Urbano, Urbanidade, Narrativas Urbanas, Difusão e Revelação.

Inaugurada em 2013, a ponte liga o bairro do Socorro à estação Santo Amaro da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do Metrô e está localizada na confluência do rio Pinheiros com o canal Guarapiranga. O Grupo Bayer é comprometido com os princípios de desenvolvimento sustentável e com o seu papel de empresa cidadã ética e socialmente responsável. Este projeto alia exatamente os dois valores.


Beleza e sustentabilidade

Por ser exclusiva para pedestres e ciclistas, a ponte ajuda a reduzir a emissão de CO2 na atmosfera paulistana em 300 toneladas por ano e beneficia 15 mil moradores da região, além dos próprios colaboradores da empresa. “Era um desejo do nosso público interno e uma necessidade para o bairro. A ponte é bonita e ainda causa um positivo impacto ambiental ao criar meios para que as pessoas deixem seus carros em casa, contribuindo para a mobilidade urbana”, afirma o presidente do Grupo Bayer no Brasil, Theo van der Loo. A empresa investiu R$ 5 milhões no projeto.

Coberta com vegetação, a estrutura se apoia sobre tubulações de concreto. Para manter a navegabilidade do canal, o vão central é móvel: rotacionam-se as metades da parte central, por meio de motores elétricos, e abre-se a passagem para as embarcações.



Fonte: Bayer Jovens



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Lei que proíbe piercings e tatuagens em animais é sancionada no Distrito Federal

Leia Mais