Projetos Ambientais

Projeto BIOMADE

Compartilhe:     |  17 de maio de 2014

Image

O Projeto

Ampliando os trabalhos de conservação e preservação o Instituto Tartarugas do Delta – ITD está executando o projeto Biomade, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. O principal objetivo do projeto é realizar o levantamento da biodiversidade marinha encontrada na Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba.

As ações do projeto Biodiversidade Marinha do Delta – BIOMADE, abrange as comunidades inseridas dentro da APA Delta do Parnaíba. Essa área engloba os municípios de Barroquinha e Chaval, no Estado do Ceará; Araióses, Água Doce, Tutóia e Paulino Neves, no Maranhão; Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba e Ilha Grande, no Estado do Piauí.

Como ferramenta de sensibilização são realizadas campanhas de educação ambiental repassando informações sobre a região da APA, biodiversidade e impactos negativos causados pela geração de resíduos sólidos à vida marinha, consequentemente às comunidades que habitam o entorno, com o público escolar e não escolar.

Atividades de envolvimento comunitário são desenvolvidas com associações de artesãos e condutores de turistas visando repassar mensagens de conservação através de artefatos produzidos na palha da carnaúba e renda de bilro além, de trilhas ecológicas estimulando o turismo pedagógico.

A realização do projeto Biomade tem como principal meta contribuir com o plano de manejo da APA, e dessa forma, fortalecer o trabalho de conservação da fauna marinha encontrada no Delta do Parnaíba.

MISSÃO: Fortalecer o trabalho de conservação da fauna marinha encontrada na região da APA Delta do Parnaíba, através da pesquisa, educação ambiental e envolvimento comunitário.


Nome


Função no Projeto

Mário Oliveira Magalhães Neto

Coordenação Geral e de Embarques

Werlanne Mendes de Santana

Coordenação Técnica

Ana Carolina Porto Cardoso

Coordenação de Comunicação

José de Arimatéa Araújo Vieira

Coordenação Financeira e Contábil

Edlayne Mendes de Santana

Coordenação de Campo

Susana Bittencourt Lopes

Bióloga de campo

Ana Luiza da Costa

Bióloga de campo

Luís Mário da Costa Serejo

Guia e Piloto de lancha

Rodrigo Nunes da Silva

Monitor graduando em biologia

Manoel Neto Pinto do Nascimento

Monitor graduando em biologia

Antônio Severo do Nascimento

Monitor pescador

Francisco Marcos da Silva Pena Fortes

Monitor pescador

João Carvalho do Val Neto

Veterinário

José Pedro da Ros

Apoio técnico – prof. Dr. Turismo

Curso de Turismo

Anderson Guzzi

Apoio técnico/UFPI – prof. Dr. Biólogo

Coleção Zoológica

Onde atuamos

A APA Delta do Parnaíba foi criada através de Decreto Presidencial S/N° em 28 de agosto de 1996, com área de 313.809 ha, localizada na zona costeira dos Municípios de Cajueiro da Praia, Luís Correia, Ilha Grande e Parnaíba, no Piauí; Araióses, Água Doce, Tutóia e Paulino Neves, no Maranhão; Chaval e Barroquinha, no Ceará.

apa

O que fazemos

Ações do projeto

  1. Acompanhamos a atividade pesqueira com o objetivo de fazer o levantamento da biodiversidade marinha registrada na região APA Delta do Parnaíba.
  2. Monitoramos as desovas de tartarugas marinhas, ninhos e realizamos soltura de filhotes.
  3. Realizamos atividades de educação ambiental, com o público escolar (professor e alunos) e não escolar (turista e comunidade em geral), através de ciclos de palestras, oficinas, gincanas, exposições em vídeos e museu didático.
  4. Estimulamos o envolvimento comunitário visando à conservação, através do artesanato e de condutores de turistas, através de trilhas ecológicas.
  5. Organização de um espaço educativo (Centro de interpretação ambiental), para estimular na sociedade a construção conceitos sobre as causas ambientais.

Fonte: BIOMADE
21.04.2014



Fonte:



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Primeiros socorros: o que fazer quando o seu pet precisa de ajuda

Leia Mais