Projetos Ambientais

Projeto Cegonha aborda gestação segura

Compartilhe:     |  18 de janeiro de 2020

A chegada de uma bebê promove uma série de mudanças para a família. Como a mãe precisa se preparar para este momento? Quais cuidados devem ser tomados? Como é estar grávida? Para responder a essas e outras perguntas, a CENIBRA mantém o “Projeto Cegonha”, que beneficiou quase 100 pessoas em 2019.

Realizada semestralmente desde junho de 2001, a iniciativa tem como alvo empregadas gestantes e seus maridos, além de empregados e suas esposas gestantes, da CENIBRA e da CENIBRA Logística.

No projeto, as mamães e papais recebem orientações e acompanhamentos que visam à redução da ansiedade. Eles participam de palestras e outros encontros, nos quais são abordadas as mudanças desencadeadas pela gravidez, além de informações sobre a gestação e o primeiro mês de vida da criança.

Rodolfo Lemos, analista de Recursos Humanos, participou pela primeira vez do projeto. “Como pai de primeira viagem, achei excelente. É natural que fiquemos ansiosos com a chegada de um bebê, sem saber exatamente como cuidar. Aprendemos sobre aspectos que envolvem a vida do pai; o relacionamento com a esposa durante a gravidez; até lições importantes sobre os primeiros meses do bebê: a melhor posição para amamentar, os primeiros banhos, os medicamentos que a mãe pode ou não tomar. Assuntos importantes para a saúde da mãe, do bebê, da família”, contou.

Edirley de Castro é empregada do setor Florestal da CENIBRA e casada com Jhon Wesley Souza, também empregado da CENIBRA. Eles participaram pela segunda vez. Para Edirley, além de ser muito proveitoso, o projeto sempre apresenta novidades. “É um projeto bacana, realizado por ótimos profissionais. É minha segunda gestação e a segunda vez que eu e meu marido participamos. Apesar de ser a segunda gravidez, não é igual à outra, sempre tem algo diferente para aprendermos, dúvidas novas, além de conhecermos pessoas e rir muito com os casos contados pelos participantes”, afirmou Edirley.

Entre os temas abordados no Projeto Cegonha, estão aspectos psicossociais da gravidez, cuidados com o bebê, alimentação e saúde bucal.



Fonte: Envolverde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Não há evidências de que o coronavírus possa infectar gatos

Leia Mais