Notícias

Projeto de agricultura familiar transforma comunidade no Maranhão

Compartilhe:     |  21 de dezembro de 2014

O trabalho no quintal de casa está rendendo frutos no Maranhão. Francisca Alcinéia desistiu dos garimpos no Suriname e na Guiana Francesa para tocar uma criação de galinhas e uma horta em Santa Quitéria, leste do estado. Pequenos projetos de agricultura familiar estão ajudando a trazer de volta os maranhenses, em uma região que antes era marcada pelo trabalho análogo à escravidão.

– Não me preocupo tanto como me preocupava com o que vou pagar, não vou pagar. Não tenho muito todo dia, mas todo dia eu tenho – explica Francisca.

Clemilson Silva é outro exemplo de sucesso sem sair de casa. Ele não precisou abandonar a família para ir em busca de trabalho nos canaviais e canteiros de obra no Sul e Sudeste do país. Agora ele cuida da pequena propriedade rural nos arredores de Santa Quitéria. Famílias como a de Clemilson são donas de 262 mil unidades rurais no Maranhão, o equivalente a 91% dos imóveis rurais no estado. As pequenas propriedades familiares na região somam 13 milhões de hectares e empregam 87% do pessoal ocupado no campo. Segundo Carlos Vitoriano, consultor da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a agricultura familiar está mudando a vida em uma das regiões mais pobres do país.

– O que ela produz, vai direto para a mesa do consumidor e, uma parte, para o autoconsumo das famílias, e isso traz dignidade e alegria aos agricultores – ressalta.



Fonte: Rede Globo - Como Será?



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais