Notícias

Projeto de produção microbiológica produz plástico biodegradável

Compartilhe:     |  28 de setembro de 2020

Transformar microrganismos encontrados em substratos de carbono em plástico Polihidroxibutirato (PHB). Este é o objetivo do projeto ‘Produção Microbiológica de Plástico Biodegradável’ como forma de diminuir os impactos no meio ambiente, utilizando tecnologia e inovação.

“O plástico produzido a partir do PHB se transforma em produtos que se assemelham aos que são fabricados em plásticos de origem petroquímica, podendo ser utilizado para realização de vários produtos, entre eles, embalagens de comida, de produtos estéticos e outros materiais. Também servem para confecção de fibras, redes de pesca e utensílios descartáveis, como copos, pratos, sacolas, entre outros”, completa idealizado e coordenado pela pesquisadora Eduarda Bezerra Pereira.

Através da iniciação científica, a pesquisadora enxergou a possibilidade de solucionar a problemática com microorganismos e decidiu participar do programa apresentando uma proposta de projeto.

Os pesquisadores pensam em um dia vender a tecnológica para grandes empresas que já produzem o PHB, porém com um custo-benefício melhor, visto que a produção, atualmente, é realizada por meio da cana-de-açúcar e do milho.

Um dos benefícios apontados pelos pesquisadores é a biodegradabilidade em poucos dias. Com isso, as empresas terão maior economia, já que o PHB tem baixo custo e ainda é um resíduo que não agride o meio ambiente, contribuindo para a sustentabilidade do planeta.

“O intuito é de colaborar para a educação ambiental, consumo consciente e auxiliar na economia de Sergipe, além de incentivar direta ou indiretamente pesquisas científicas, dando visibilidade para cientistas e pessoas que tentam, de alguma forma, trazer benefício para a humanidade”, explica.



Fonte: G1 SE



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais