Notícias

Projeto de startup americana pode pode revolucionar o uso de energia limpa em ambientes urbanos

Compartilhe:     |  2 de maio de 2021

O projeto que está sendo desenvolvido pela startup americana Halcium pode revolucionar o uso de energia limpa em ambientes urbanos. A invenção chamada PowerPod se trata de uma mini turbina eólica portátil, que diferentemente do sistema convencional, não possui nenhuma hélice.

Segundo seus desenvolvedores, essa seria a turbina eólica mais poderosa e segura da história.

A PowerPod  foi pensada para se adaptar aos diversos cenários urbanos e por isso não possui nenhuma parte externa móvel, dessa forma não oferece nenhum risco para crianças, animais de estimação e pássaros, podendo ser instalada em qualquer superfície com passagem de eletricidade.

O custo e o benefício são outros fatores diferenciais quando comparado, por exemplo, aos painéis solares. O custo da PowePod é menor, enquanto a eficiência em locais com menos de 300 dias de sol por ano é maior com o potencial para produzir 3 vezes mais energia do que uma turbina convencional.

Entendendo o projeto 

Fonte: Ciclo Vivo

O fluxo de ar é coletado na parte externa da bainha e então concentrado em uma lâmina circular, que está completamente contida dentro do equipamento. Devido ao seu formato, a casca externa pode receber o vento de qualquer direção ou de correntes de ar vindas de diferentes direções, simultaneamente. (Essa é uma funcionalidade inovadora uma vez que oferece perigo para o funcionamento de turbinas eólicas tradicionais, por exemplo.)

O design do dispositivo também consegue aumentar a velocidade do vento, reduzindo a necessidade de sua instalação em postes altos. Com isso elimina-se a necessidade de estruturas muito altas, de sustentação caras e de cabos longos.

Existe ainda a possibilidade de conectá-la a sistemas solares, potencializando a eficiência do sistema renovável e diversificando a fonte energética, o que pode ser importante em dias com menos sol.

Esse é um dispositivo que pode se encaixar perfeitamente no espaço urbano, podendo ser instalado em telhados, muros, no topo de edifícios ou em trailers, pode ser usado em locais públicos e residências e, em última instância, pode se tornar uma fonte adicional e rápida de energia limpa.

O projeto oferece um grande salto na produção de energia renovável em ambientes urbanos. A startup está em busca de apoio financeiro para o projeto, que ainda está em fase de testes mas que tem um enorme potencial.

Foto: Reprodução | Halcium

Vantagens de PowerPod

Facilidade no transporte e instalação;

Pode ser instalada em telhados, muros, edifícios ou em trailers, não é necessário uma área grande;

Seguro para crianças, animais domésticos e aves;

Produz 3 vezes mais energia do que uma turbina eólica convencional;

Capta ventos de qualquer direção.



Fonte: ANDA - Giovana Miroslava



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dente-de-leão: uma planta benéfica também para saúde dos cães

Leia Mais