Notícias

Projeto estimula produção de frutas entre agricultores familiares

Compartilhe:     |  19 de julho de 2014

Um projeto que começa a ser desenvolvido em Alagoas está animando os pequenos produtores de frutas. Mudas foram distribuídas gratuitamente.

Juscelino Almeida sempre apostou no cultivo de frutas. Na propriedade, que fica em Igaci, região agreste de Alagoas, a principal cultura é a pinha, também conhecida como fruta do conde. São 1,3 mil pés, que produzem quase 6 toneladas por safra.

Alguns dos motivos para a boa produção são a altitude e o sol na medida certa e o resultado são frutos maiores e mais doces.

Para aproveitar o potencial da região, o projeto “Rota da Fruticultura” foi lançado e deve beneficiar cerca de 2 mil produtores como Juscelino. A iniciativa é de uma cooperativa.

O objetivo é transformar a região em um polo produtor e a primeira fruta distribuída foi o caju. Os agricultores familiares que participam da iniciativa estão recebendo 22 mil mudas.

Pouco mais de 200 pessoas foram para o assentamento onde mora Antênio Carlos Santos, que toma conta das plantinhas que podem representar uma nova fase de vida.

Manoel Ferreira já tinha alguns pés de caju na propriedade, mas agora também decidiu aumentar a produção. O agricultor aproveitou as chuvas e já plantou as mudas que recebeu e a venda deve ser garantida, já que uma unidade de beneficiamento de frutas deve ser construída bem perto do local.



Fonte: Globo Rural



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

5 coisas horríveis que você não sabia que aranhas podem fazer com você

Leia Mais