Projetos Ambientais

Projeto Guapiaçu Grande Vida

Compartilhe:     |  3 de Maio de 2015

LogoO Projeto Guapiaçu Grande Vida, com patrocínio do Programa Petrobras Ambiental, tem como objetivo o fortalecimento do ecossistema da alta bacia do rio Guapiaçu por meio da restauração florestal. Além disso vai promover a conexão de fragmentos florestais proporcionando aumento da biodiversidade com geração de trabalho e renda.

O objetivo será alcançado através da restauração de 100 hectares, em áreas estratégicas para a formação de corredores de biodiversidade e atividades de mobilização e educação. O projeto é uma realização da REGUA (Reserva Ecológica de Guapiaçu) com o apoio da comunidade e poder público local.

A sub-bacia do Rio Guapiaçu tem grande importância no balanço hídrico para o abastecimento de mais de 2,5 milhões de habitantes da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, incluindo os municípios de Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Maricá e Ilha de Paquetá.

No entanto, acumulam-se na região problemas associados às atividades humanas, como pecuária extensiva, caça, ausência de saneamento básico, aumento de ocupações irregulares, o uso descontrolado das trilhas e cachoeiras, uso de áreas de preservação permanente nas beiras dos rios para produção agrícola, bem como desmatamentos das matas ciliares.

Nossa Equipe

A EQUIPE

Gabriela Viana – Gerente de Projeto
Formada em Medicina Veterinária com especialização em Vigilância Sanitária, Mestrado em Saúde Pública e MBA em Gerenciamento de Projetos. Atuando na área ambiental desde 1999 e gerenciando projetos socioambientais desde 2001. Trabalha no terceiro setor desde então onde se especializou na captação de recursos e gerenciamento de projetos. Nascida em São Paulo, sua família adquiriu terras em Cachoeiras de Macacu em 1979, onde hoje vive com a família. “Escolhi ter meus filhos com qualidade de vida. Me apaixonei por estas terras e é aqui que quero contribuir para um futuro melhor para as futuras gerações, com a qualidade de vida que pude proporcionar para a minha família”.

Nicholas Locke – Presidente da REGUA
Administrador com experiência de mais de 20 anos na área rural. Filho de brasileiros nascido na Inglaterra e morador do Guapiaçu desde a década de 1980. Sua família está presente no município há mais de 100 anos, sendo os verdadeiros pioneiros no Guapiaçu. Sua marca registrada é o sorriso largo no rosto e o bom humor.

Raquel Risso Locke – Vice Presidente da REGUA
Esposa e braço direito de Nicholas Locke. Estudou Letras, onde aprofundou o conhecimento das línguas estrangeiras. Nascida na Argentina aceitou o desafio de viver na zona rural há 26 anos atrás e formar sua família no Guapiaçu. Foi presidente da Associação de Moradores do Guapiaçu por mais de sete anos. Sempre disposta e animada, é assim que a encontramos todos os dias na sede da REGUA.

Ana Carolina Moreira – Gerente Administrativo
Formada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e pós graduada em Psicopedagogia. Moradora de Papucaia, desde que nasceu há 24 anos e neta de um dos mais antigos comerciantes locais (Joãozinho da farmácia). Há seis anos trabalha com gerenciamento administrativo empresarial no município. “Me formar e poder trabalhar no município que nasci é muito bom. Estamos vivendo uma época de oportunidades.

Nathalie Horta – Gerente de Comunicação
Formada em Turismo e Hotelaria, língua francesa pela Université de Perpignan/FR, em língua inglesa pela Edward School – Londres/GB e estudante de Pedagogia. Por mais de quatro anos trabalhou com o turismo no município, na divulgação, atendimento ao público e comunicação. Moradora de Cachoeiras de Macacu desde seu nascimento, há 32 anos, casou-se e constituiu família em Boca do Mato. “Realizada por participar do projeto que trará inúmeros benefícios para o município que escolhi para viver.

Lorena Abreu Asevedo – Analista em SIG
Geógrafa formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Dinâmicas Urbano Ambientais e Gestão do Território e mestranda em Geografia pela UERJ. Adquiriu experiência durante os sete anos que trabalhou com mapeamento e Sistema de Informações Geográficas. Nascida no município e moradora de Papucaia desde criança. “Optei por retornar as minhas origens e sair do grande centro. Poder ter qualidade de vida e trabalhar na minha profissão eram meus sonhos, ambos realizados.

Tatiana Horta – Gerente de Educação Ambiental
Médica Veterinária, Bióloga e pós-graduada em Gestão Ambiental. Professora, fotógrafa, observadora de pássaros e admiradora da região. Mora em Cachoeiras de Macacu desde os 2 anos de idade com sua irmã, filha e pai. “Quero contribuir para o desenvolvimento e preservação do município, crio minha filha aqui e quero contribuir para um ambiente de qualidade para esta geração.

Eduardo Bruno Ribeiro de Oliveira – Educador Ambiental
Químico formado pela Universidade Salgado de Oliveira, cursando Engenharia Ambiental. Atuou como professor na rede estadual e como analista na AMAE. Encara este nova fase como um desafio para contribuir com o desenvolvimento sustentável da região.

Aline Damasceno – Engenheira florestal responsável pela restauração florestal
Possui mestrado em Ciências Ambientais e Florestais e graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recuperação de Área Degradada, Viveiros e Sementes Florestais e Inventário Florestal e na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo. Trabalha na REGUA desde 2008. Acaba de finalizar sua especialização no IFRJ com ênfase em “Adequação Ambiental e Indicação de Técnicas de Recuperação de Áreas Visando a Criação de Unidade de Conservação em Propriedade Privada.

José Carlos Quintanilha – Educador Ambiental responsável pelo Jovens Guardas
Químico com 20 anos de experiência acadêmica e coorporativa agora responsável pela visitação escolar na REGUA e pelo Programa Jovens Guardas.

Fonte: Guapiaçu Grande Vida



Fonte:



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Holanda se torna o primeiro país sem cães abandonados – e não precisou sacrificar nenhum

Leia Mais