Projetos Ambientais

Projeto Mais Riso Menos Lixo

Compartilhe:     |  22 de fevereiro de 2020

bioglitter microplásticoEstudantes produzem bioglliter e confete ecológico em projeto sobre os perigos do microplástico

Relatório inédito da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em agosto de 2019, aponta que o grande vilão da vida marinha e principal desafio ambiental do século, já contamina as fontes de água potável. A agência da Organização das Nações Unidas defende a adoção de medidas que reduzam a poluição ambiental.

Para conscientizar famílias inteiras sobre o tema, o Mater Dei de São José dos Campos transformou o assunto em projeto de Carnaval desenvolvido com com os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e compartilhado com os alunos dos ensino Fundamental Anos Iniciais.

Durante o projeto, intitulado Mais Riso Menos Lixo, os alunos foram envolvidos na produção de bioglitter e confetes ecológicos, para mostrar que a natureza não precisa sofrer para garantir folia em uma das festas mais representativas da cultura brasileira.

“Geramos entre as crianças não apenas um debate importantíssimo relacionado à promoção de práticas sustentáveis, como mostramos que é possível fazer diferente. Os microplásticos estão presentes em uma infinidade de produtos do nosso dia a dia, incluindo itens do vestuário, produtos de higiene e dermocosméticos, além da degradação de artigos maiores de plástico, como garrafas PET”, destaca Juliana Terra, professora do Mater Dei São José dos Campos e uma das responsáveis pelo projeto.

“Achava que o glitter era filtrado como toda outra sujeira, mas com esse projeto percebi que não era nada disso que eu pensava, e sim algo que prejudica muito o meio ambiente sem percebermos”, conta Lorena Blutaumuller, aluna do 8° ano do Ensino Fundamental Anos Finais do colégio.

A discussão sobre os impactos do consumo, produção de lixo e o tempo de decomposição de diferentes materiais continuará a ser estimulado entre as crianças ao longo do ano de 2020. Depois do Carnaval, o assunto será abordado dentro do projeto “Mais Riso, Menos Lixo”, que visa construir propostas coletivas de consumo mais consciente e promover novas práticas sustentáveis para a rotina escolar.



Fonte: CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Não há evidências de que o coronavírus possa infectar gatos

Leia Mais