Notícias

Projeto mostra que a economia circular do plástico é possível

Compartilhe:     |  10 de outubro de 2020

Uma vez inserido na economia circular, o plástico pode gerar inúmeros benefícios ao meio ambiente e é isso que o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis vem mostrando

Você já ouviu falar no termo economia circular? Trata-se de um modelo de negócios sustentável e economicamente viável.

O modelo linear, ao qual estamos acostumados, produz, usa e descarta, sem preocupar-se com os resíduos gerados no final do processo. Já um modelo econômico baseado na circularidade, se preocupa em manter os recursos em uso pelo maior tempo possível, extraindo deles o máximo valor, recuperando e regenerando os materiais até o esgotamento de sua vida útil.

Alguns produtos descartáveis e embalagens feitos em plástico, por exemplo, vêm sendo desenvolvidos a fim de aumentar os índices de reciclagem para seu reaproveitamento. Porém, para melhorar a circularidade dos plásticos, é fundamental garantir que cada vez mais este material entre neste ciclo, ao invés de ir parar em aterros.

É fundamental que o consumidor faça sua parte e descarte seus resíduos de forma correta, além disso é importante usar apenas o que for necessário, sem exageros.

Coleta de Copos Plásticos Descartáveis

Os copos plásticos descartáveis são muito requisitados nas empresas – principalmente agora com o risco de contaminação pela Covid-19. Mas nem sempre o seu descarte é feito da maneira correta.

Pensando em resolver esta questão é que nasceu o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis. Realizado desde 2018, além de contribuir para a economia circular, o Programa também orienta as empresas, para que estas possam implementar os procedimentos de logística para o destino correto de copos plásticos após o seu uso.

O programa é realizado pela Braskem em parceria com a Dinâmica Ambiental e conta com o apoio das empresas Copobras, Altacoppo e Unigel.

Para que os plásticos possam continuar sendo utilizados por nós sem causar danos ao meio ambiente, é fundamental que o seu uso seja responsável e o descarte feito da forma correta. E para que isso seja possível, todos os setores da sociedade – e cada cidadão particularmente – devem atuar em conjunto para que o plástico tenha o seu ciclo de vida ampliado. E se você também deseja fazer parte dessa solução entre em contato agora mesmo com a Dinâmica Ambiental e peça mais informações sobre como a sua empresa pode contribuir com a economia circular.



Fonte: Pensamento Verde



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais