Notícias

Projeto pioneiro transforma bambu em artesanato, móveis e até casas

Compartilhe:     |  22 de novembro de 2014

O bambu tem mil e uma utilidades e o projeto Cerbambu é prova disso. Realizada em Ravena, interior de Minas Gerais, a iniciativa traz benefícios para a comunidade local ao dar novos destinos para a matéria-prima. Lúcio Ventania, mestre bambuzeiro, conversou com Max Fercondini e mostrou como tudo é pensado no projeto, que existe há seis anos.

– Criamos uma plataforma de desenvolvimento para capacitar a comunidade nas tecnologias de uso do bambu, tanto para construção civil, quanto para movelaria, a gente precisa de um espaço onde a pessoa aprenda a fazer a muda, aprenda a fazer o móvel, veja as construções e se torne uma pessoa que vá multiplicar esses conhecimentos na comunidade.  A gente faz um trabalho que começa com as crianças de seis anos, quando chegar na idade de trabalho, 16, 17, 18 anos, essa criança já tem toda uma consciência sobre o status ambiental, a questão ecológica e sobre o uso do bambu como material substitutivo ao ferro, ao cimento e a outros materiais que andam depredando a natureza – explica o mestre.

Uma muda de bambu leva três anos até ficar pronta para o primeiro corte. A planta precisa passar por alguns tratamentos, que começam no próprio bambuzal, com o manejo adequado. Na bambuzeria, a matéria-prima é tratada. Um dos tratamentos, feito com fogo, serve para retirar o amido, prato predileto de insetos como o caruncho, que se alimentam do bambu. Depois de tratadas, as peças são cortadas e podem se transformar em móveis, artesanato e até casas.

As espécies encontradas no Brasil são de origem asiática e foram trazidas pelos imigrantes portugueses. Pouco exigente com relação ao solo e ao clima, o bambu se desenvolve tanto no nível do mar, quanto em altitudes acima de mil metros. Os locais de maior incidência no Brasil são os estados do Acre, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.



Fonte: Como Será?



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais