Notícias

Projeto Rio Mamanguape articula capacitação do ‘Projeto de Alimentação Saudável para Escolas’

Compartilhe:     |  10 de julho de 2014

Milhares de estudantes dos municípios de Pocinhos, Matinhas, Montadas e Alagoa Nova terão a partir deste ano uma nova oportunidade de mudar seus hábitos alimentares. É que o Projeto Rio Mamanguape e as Prefeituras já estão preparando uma capacitação para professores de escolas de ensino fundamental, dentro do “Projeto Alimentação Saudável Também se Aprende na Escola”.

A articulação da capacitação foi iniciada com reuniões das técnicas da área de Educação Ambiental do Projeto Rio Mamanguape Fase II, Maria da Conceição Jerônimo e Maria Zélia Araújo, com Secretarias Municipais de Educação e Saúde. Na terça-feira passada, dia 01/07, elas visitaram os municípios de Montadas e de Pocinhos, localizados no Agreste paraibano.

Em Pocinhos, as técnicas reuniram-se com a secretária de educação, Silvana Moraes além de representantes da equipe pedagógica e da nutricionista que integram a área de educação da Prefeitura. A previsão é que a capacitação nesse município aconteça nos dias 01 e 02 de Agosto. Em Montadas a reunião de articulação aconteceu com a secretária de educação Geridalva Alves.  A data da capacitação ainda não foi definida.

No dia 02/07 as técnicas do Projeto Rio Mamanguape estiveram no município de Matinhas (Agreste), quando então se reuniram com a secretária de saúde, Margareth Cabral ficando previsto que a capacitação aconteça nos dias 14 e 15 de julho de 2014, na Escola Municipal Ascendino Moura.

Ainda no dia 02/07 uma reunião de articulação foi realizada na Secretaria de Educação da cidade de Alagoa Nova (Brejo Paraibano), contando com as presenças da secretária de educação, Ivenete Teixeira, e de toda a equipe pedagógica do município. Nesse município ficou decidido que a capacitação ocorrerá nos dias 16 e 17 de julho de 2014, no Centro Artesanal Raimundo Asfora.

“As Secretarias Municipais de Educação e de Saúde demonstraram grande interesse na realização da capacitação do “Projeto Alimentação Saudável Também se Aprende na Escola” na rede pública, sobretudo por contribuir no processo de construção de valores no que se refere à alimentação saudável e a qualidade de vida do alunado à medida que se tem a promoção e prevenção da saúde”, comentou a técnica Maria Zélia Araújo.

O Projeto Rio Mamanguape–Fase II patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental e executado pela Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste Ltda. – COOPACNE tem como proposição para o ano 2014 trabalhar a temática alimentação saudável nas escolas da rede pública municipal dos municípios de Alagoa Nova, Areial, Esperança, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas, Pocinhos e São Sebastião de Lagoa de Roça, que fazem parte da sua área de abrangência.



Fonte: Ascom Coopacne – Fred Oliveira



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Quetzal: uma ave bela e misteriosa

Leia Mais