Notícias

Projeto transforma lodo em tijolos para construção civil

Compartilhe:     |  20 de setembro de 2020

A Klabin, empresa que produz papeis para embalagens, está reaproveitando o lodo descartado no Tratamento de Efluentes em sua produção. O resíduo é usado para a fabricação de tijolos usados na construção civil.

O projeto, iniciado em 2018, foi desenvolvido pelo time de Meio Ambiente da Unidade de Rio Negro, no Paraná,  da empresa e reaproveita 25 toneladas de resíduos por mês. O lodo tem um novo destino e se transforma em tijolos que são usados inclusive nas obras internas da empresa.

“Acreditamos na economia circular como peça fundamental para a construção de um futuro sustentável. Temos, hoje, inúmeras iniciativas nessa frente, incluindo diversas práticas que visam o reaproveitamento dos resíduos gerados na nossa operação”, declara Júlio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.

Mitigação de mudanças climáticas

Além da correta destinação dos resíduos, o uso de soluções mais responsáveis em diversos setores da economia são importantes ferramentas para mitigação das mudanças climáticas.

Segundo pesquisas realizadas no ramo construção civil, a utilização de concreto é atualmente responsável por 8% das emissões de carbono na atmosfera. A busca por alternativas que agridam menos o meio ambiente está alinhada com as políticas de baixo carbono, cada vez mais disseminadas em diversos países.

“Atualmente temos uma taxa de 97% de reutilização e reciclagem de todos os resíduos gerados em nossas operações e temos como meta de Resíduo ZERO para aterros até 2030”, reforça o Júlio Nogueira.

Outra importante iniciativa da Klabin, também voltada à construção civil, é realizada na Central de Tratamento de Resíduos da Unidade Puma, responsável ainda pelo tratamento dos resíduos de Monte Alegre que são transformados em blocos de paver ou ainda em “canaletas”, que também podem ser utilizada em obras.



Fonte: CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais