Notícias

Projeto une moradia, terraço 360º e uma estufa familiar no teto do imóvel

Compartilhe:     |  3 de junho de 2020

Uma casa que já traz em seu projeto uma estufa para cultivo familiar. A ideia é do escritório de arquitetura RicharDavidArchitekti e a casa foi sontruída na cidade de Chlum, República Tcheca.

A casa no estilo loft recebe no seu telhado uma estufa, deixando todas as laterais livres para janelas e paisagens.

Este posicionamento permite ainda que a família tenha acesso à estufa sem precisar sair da área coberta, o que é um grande conforto para os dias mais frios do ano.

É importante ressaltar que o projeto é indicado para climas frios, já que a estufa gera significativo calor, que pode ser aproveitado para aquecer a casa durante o inverno.

A estufa e a casa foram desenhados para ser dois elementos distintos visualmente. Enquanto a casa foi construída em alvenaria, com colunas de concreto e revestimento de lariço, uma árvore da família dos pinheiros, a estufa é toda feita de quadros de aço.

“Cada uma das duas partes foi projetada para ser o mais simples possível e mantivemos esta ideia na implementação do projeto”, explica David Kazický, um dos fundadores do escritório RicharDavidArchitekti.

“Nunca trabalhamos pensando em combinar a estufa e a casa. A ideia sempre foi unir dois elementos diferentes: uma estufa padrão sobre uma residência familiar”, completa David.

O telhado da estufa é feito de quatro câmaras de policarbonato translúcido que cobre toda a casa e um terraço que a envolve em todas as direções.

Pelo terraço é possível acessar todos os ambientes internos. Os arquitetos acreditam que este terraço 360º pode ser o elemento mais surpreendente do projeto, e não a estufa.

“São dois os elementos que tornam esta uma casaa única”, diz Kazický. “A estufa no teto não é uma contrução comum, mas o mais importante no projeto é o layout da casa, que possibilita que a família entre em ambientes diferentes diretamente da parte externa, graças ao terraço e isso é uma grande novidade nesta parte do mundo, apesar de ser muito comum na arquitetura asiática, por exemplo”.

No centro da casa, cujo interior foi desenhado por Jana Medková e Hana Medková, está uma grande sala integrada com uma sala de jantar, que pode ser acessada pelos dois lados do exterior.

De um dos lados desta sala integrada fica uma suite e do outro um banheiro e um estúdio.

“A ideia de uma mistura vertical de funcionalidades, mantendo formas funcionais já foi aplicada em várias construções, principalmente quando pensamos em larga escala”, afirma Kazický.”Neste caso, esta foi uma solução para um cliente específico que queria um projeto exclusivo”.



Fonte: CicloVivo



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

“Comida de humanos” pode até matar os pets! Veja os riscos dessa prática

Leia Mais