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Psicólogas dão dicas de o que fazer para deixar de procrastinar

Compartilhe:     |  11 de março de 2019

Para muitas pessoas, o ano só começa depois do carnaval. Esta é a hora de parar de procrastinar (traduzindo: deixar de empurrar a vida com a barriga).

— Tarefas muito difíceis ou com prazos longos demais fazem com que a gente as deixe para depois. Isto acontece com tudo mundo. O nosso cérebro tem uma certa limitação de prever consequências de longo prazo, ficamos com a sensação de que temos muito tempo para resolver aquilo e, quando vemos, o prazo se esgotou e não fizemos — explica a neurocientista Thaís Gameiro, sócia da Nêmesis.

Os procrastinadores “mais graves” (aqueles que adiam grande parte de suas tarefas diariamente) são pessoas mais sensíveis a distrações, externas ou internas, como preocupações.

A mania de deixar tudo para depois não é uma decisão totalmente consciente: quando você se dá conta, o tempo passou. Tornar a procrastinação uma rotina pode trazer consequências nada agradáveis, como lista a psicóloga e consultora em Gestão de Carreiras e Negócios Adriana Schneider:

— Os outros olham como se aquela pessoa não tivesse responsabilidade, compromisso e maturidade. Além disso, a procrastinação gera em nós a ansiedade por sabermos que as tarefas estão acumulando e que o resultado não ficará tão bom.

Deixar de procrastinar atitude é uma tarefa que demanda esforço.

— Mudar algo que está enraizado em nós, que pode ter vindo de hábitos da infância, é difícil, mas não impossível — garante a psicóloga e coach Livia Marques.

Para fazer sua vida andar

Estabelecer data, hora e local

Marque um encontro com a tarefa que você costuma procrastinar: defina o dia, o horário e onde aquela tarefa será realizada por você. Anote este compromisso na sua agenda física ou do celular para não se esquecer. Boa boa dica é colocar o smartphone para despertar

Resolver logo o problema

O mais recomendado é que você faça estas tarefas que não te motivam logo pela manhã. Assim você se livra logo delas e deixa o resto do seu dia para realizar as demais atividades necessárias

Repartir em pequenas etapas

Quando temos um prazo muito longo para concluir uma tarefa temos a tendência de procrastinar: para evitar que tudo seja deixado para a última hora, divida esta grande tarefa em pequenas etapas e vá fazendo aos poucos. Desta forma, você não se desgasta tanto e também não se enrola para finalizar a atividade

Focar em uma tarefa

Não faça várias coisas ao mesmo tempo: isto tira a sua atenção e aumenta as chances de você empurrar estas atividades com a barriga. Faça uma de cada vez, com concentração total. Assim seu dia vai render mais

Se recompensar

Depois de terminar uma tarefa que você não gosta de fazer, se recompense com algo prazeroso para você (como escutar uma música, conversar com alguém querido). Isso ensina o seu cérebro a associar aquela tarefa a algo recompensador, diminuindo as chances de procrastinação

Não se culpar

Evite se culpar por não ter começado ou concluído uma tarefa programada para ser realizada. A culpa só vai atrapalhar o processo de diminuir a procrastinação na sua vida. Aceite o acontecido e aja para que não aconteça novamente



Fonte: Extra - Evelin Azevedo



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