Notícias

Quarentena: Dieta equilibrada pode fortalecer sistema imunológico

Compartilhe:     |  6 de abril de 2020

Em tempos de quarentena, manter uma alimentação saudável pode reforçar as defesas do organismo. Em situações de estresse e mudança de rotina, ficamos ansiosos e a comida acaba sendo uma válvula de escape para aliviar esse sentimento.

Normalmente, optamos por uma escolha prática e fácil, como é o caso dos alimentos industrializados. Esse tipo de alimento não é recomendado, pois são ricos em açúcar, sal e gordura, além de contribuir para a inflamação do organismo. Além dos industrializados, o consumo de álcool acima do recomendado, pode enfraquecer o sistema imunológico.

Segundo a nutricionista Simone Saab, manter uma dieta equilibrada composta por todos os nutrientes necessários é essencial para um bom funcionamento do corpo. “Através de uma alimentação saudável, atividade física e uma boa noite de sono, conseguimos manter um equilíbrio físico e mental”, ressalta.

Apesar de manter uma boa alimentação, é importante destacar que os hábitos de higiene continuam sendo fundamentais para prevenção e controle das infecções. Não se esqueça de lavar as mãos antes das refeições e de higienizar frutas, legumes e verduras antes de consumir.

A imunidade não irá aumentar de um dia para o outro, é necessário que a pessoa mantenha uma alimentação regrada para que o organismo possa se fortalecer ao longo do tempo. A nutricionista Simone destacou uma série de alimentos que podem contribuir nesse processo:

Vegetais: espinafre, brócolis, agrião, couve, alface, rúcula são fontes de fibras, betacaroteno, ferro, ácido fólico.

Frutas e legumes vermelhos: morango, tomate, cereja, goiaba, pimentão vermelho, são excelentes fontes de vitamina C e licopeno, que é uma substância antioxidante capaz de proteger as células contra os radicais livres.

Frutas e legumes alaranjados: mamão, cenoura, damasco, laranja, maracujá, abóbora, são ricos em betacaroteno, que fortalece o sistema imunológico além de auxiliar na hidratação da pele, cabelo e unhas.

Alimentos roxos: uva, ameixa, beterraba, jabuticaba, berinjela são ricos em resveratrol e antocianina, que combate os radicais livres e protege contra doenças cardiovasculares.

Oleaginosas: nozes, castanhas, amêndoas, sementes de girassol são fontes de gordura saudáveis, minerais, fibras e vitamina E, que combate a degeneração do sistema imunológico.



Fonte: Guia Taubaté



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Dicas para prevenir os resfriados em cães

Leia Mais