Notícias

Quem mexe primeiro: As placas tectônicas ou o manto? Com a palavra, os geólogos

Compartilhe:     |  12 de novembro de 2019

Ovos e galinhas tectônicas

As placas tectônicas se movem por causa do movimento do manto da Terra ou o manto é impulsionado pelo movimento das placas? Ou será que a pergunta está mal colocada?

Para os geólogos, isso é parecido com o problema do ovo e da galinha: O manto aparentemente faz com que as placas se movam, devido às suas correntes de convecção, enquanto, por sua vez, as placas tectônicas conduzem o manto conforme suas bordas frias afundam nas zonas de subducção.

Para tentar lançar uma luz sobre as forças em ação nesse movimento, uma equipe da França, Itália e EUA tratou a Terra sólida como um único sistema indivisível e realizou a modelagem mais abrangente até o momento da evolução de um planeta fictício muito semelhante à Terra – apenas semelhante porque é difícil encontrar os parâmetros apropriados, mais ainda seus valores precisos.

Então, eles passaram nove meses resolvendo o conjunto de equações com um supercomputador, reconstruindo a evolução do planeta por um período de 1,5 bilhão de anos.

Quem mexe primeiro: As placas tectônicas ou o manto?

A equipe agora pretende testar o modelo em âmbito local para verificar sua validade em casos específicos.
[Imagem: Coltice et al. – 10.1126/sciadv.aax4295]

Manto se move primeiro, placas tectônicas também

Usando o modelo, a equipe mostrou que dois terços da superfície da Terra se movem mais rápido que o manto subjacente. Em outras palavras, é a superfície que arrasta o interior, enquanto no terço restante os papéis se invertem.

Além disso, esse equilíbrio de forças muda com o tempo geológico, especialmente nos continentes, que são arrastados principalmente por movimentos profundos no manto durante as fases de construção de um supercontinente, como na colisão em curso entre a Índia e a Ásia. Nesses casos, o movimento observado na superfície pode fornecer informações sobre a dinâmica do manto profundo.

Por outro lado, quando um supercontinente se rompe, o movimento é impulsionado principalmente pelo movimento das placas tectônicas, à medida que elas afundam no manto.

Segundo a equipe, os dados podem ajudar a entender como as cordilheiras do meio do oceano se formam e desaparecem, como a subducção é desencadeada ou o que determina a localização das plumas que causam grandes derramamentos vulcânicos.

Bibliografia:

Artigo: What drives tectonic plates
Autores: Nicolas Coltice, Laurent Husson, Claudio Faccenna, Maelis Arnould
Revista: Science Advances
Vol.: 5, no. 10, eaax4295
DOI: 10.1126/sciadv.aax4295



Fonte: Inovação Tecnológica



Leia também:

Projetos ambientais
Aqui você é o Reporter

Espaço Animal

Estresse passa do dono para o cachorro

Leia Mais